A leitura schmittiana de “Hamlet”: a desmitificação de Hamlet e a hamletização do jurista
DOI:
https://doi.org/10.21119/anamps.62.391-410Palavras-chave:
Hamlet, William Shakespeare, Carl Schmitt, "Hamlet ou Hécuba"Resumo
Qual é a leitura schmittiana de Hamlet? O presente artigo analisará o texto Hamlet ou Hécuba: a irrupção do tempo no jogo do drama, de Carl Schmitt, com o objetivo de entender a interpretação que pelo jurista à tragédia Hamlet, de Shakespeare. Após explicar as ideias contidas nesse ensaio de Schmitt, segue-se com uma reflexão crítica da leitura que o filósofo alemão faz da obra de Shakespeare. Propõe-se que Schmitt busca ressaltar a figura de Cláudio e desmitificar a de Hamlet. Com isso, mitifica-se a política ao mesmo tempo que se desmitifica o direito.Downloads
Referências
BLOOM, Harold. Shakespeare: la invención de lo humano. Bogotá: Editorial Norma, 2008. 909p.
BRADLEY, A. C. Shakespearean Tragedy. (Fourth Edition). London: Penguin Classics, 2007. 474p.
DOBSON, Michael. Short cuts. Deutschland ist Hamlet. London Review of Books, v. 31, n. 15, August 6, 2009. Disponible en: https://www.lrb.co.uk/the-paper/v31/n15/michael-dobson/short-cuts. Acceso en: 19 oct. 2020.
GODDARD, Harold C. The Meaning of Shakespeare: vol. 1. Chicago: The University of Chicago Press, 1951. 408p.
JOCELYN-HOLT, Emilia. Del Caos al Imperio del Derecho: La búsqueda de la justicia en Shakespeare. Santiago de Chile: Rubicón Editores, 2017. 272p.
KORNSTEIN, Daniel. Kill all the lawyers? Shakespeare’s legal appeal. Lincoln: Princeton University Press, 1994. 274p.
KORNSTEIN, Daniel. Something Else: more Shakespeare and the Law. Bloomington: Author House, 2012. 148p.
KOTT, Jan. Shakespeare nuestro contemporáneo. Barcelona: Alba Editorial, 2007. 461p.
LUPTON, Julia Reinhard, Invitation to a Totem Meal: Hans Kelsen, Carl Schmitt, and Political Theology. In: CEFALU, Paul; REYNOLDS, Brian (eds.). The Return of Theory in Early Modern English Studies: Tarrying with the Subjunctive. London: Palgrave Macmillan, 2011. p. 121-142.
PAN, David. Afterword: Historical Event and Mythical Meaning in Carl Schmitt’s “Hamlet or Hecuba”. In: SCHMITT, Carl. Hamlet or Hecuba: The intrusion of the time into the play. New York: Telos Press Publishing, 2009. p. 73-86.
POSNER, Richard. Law and Literature. 3. ed. Cambridge: Harvard University Press. 2009. 570p.
RUST, Jennifer; LUPTON, Julia Reinhard. Introduction: Schmitt and Shakespeare. In: SCHMITT, Carl. Hamlet or Hecuba: The intrusion of the time into the play. New York: Telos Press Publishing. 2009. p. XV-LI.
SANTNER, Eric L. The Stages of the Flesh: Shakespeare, Schmitt, Hofmannsthal. In: SANTNER, Eric L. The Royal Remains: The People’s Two Bodies and the Endgames of Sovereignty. Chicago: The University of Chicago Press, 2011. p. 142-187.
SCHMITT, Carl. Hamlet o Hécuba: La irrupción del tiempo en el drama. España: Pre-textos. 1993. 62p.
SCHMITT, Carl. Hamlet or Hecuba: The Intrusion of the Time into the Play. Translated by David Pan e Jennifer Rust. New York: Telos Press Publishing. 2009. 119p.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. London: Penguin Books. 2005. 320p.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Traducción de Tomás Segovia. In: _____. Tragedias: Obra completa, v. 2. Barcelona: Random House Mondadori. 2012. 1147p.
VINX, Lars. Carl Schmitt In: STANFORD Encyclopedia of Philosophy. Disponible en: https://plato.stanford.edu/archives/fall2019/entries/schmitt/. Acceso en: 19 oct. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à sua autoria.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura acima explicitadas.