Notas sobre a ficção como ferramenta para o ensino do direito

Autores

  • Agustín Parise Maastricht University

DOI:

https://doi.org/10.21119/anamps.72.355-374

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas (ABP), ensino do Direito, ficção jurídica, folclore, método socrático

Resumo

Este estudo apresenta a ficção como ferramenta para o ensino do direito. Alerta professores e alunos sobre o uso da ficção para examinar as diversas áreas do direito. O assunto é abordado a partir de duas perspectivas. Primeiro, explora como os autores de ficção elaboram seu próprio direito. Para isso, são evocados exemplos fornecidos pelo folclore, ficção científica e peças teatrais, lembrando que o direito é um elemento importante nas estruturas do enredo e que vale a pena estudar. Em segundo lugar, trata-se de como os juristas criam seus próprios cenários fictícios. Para tanto, são abordados o método socrático, a aprendizagem baseada em problemas e a produção de peças teatrais, todos eles como veículos para o ensino do direito. Com isso, evidencia-se que direito e ficção não são antagônicos ou incompatíveis. Ambos podem coexistir, seja para oferecer argumentos a um autor ficcional ou para operar como método didático e pedagógico nas mãos de um jurista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agustín Parise, Maastricht University

- Director of Scientific Studies, International Association of Legal Science (UNESCO, Paris, France)

- Associate Professor of Law, Faculty of Law, Maastricht University (Maastricht, The Netharlands)

Referências

ALEXANDER, Peter C. Building ‘a Doll’s House‘: A Feminist Analysis of Marital Debt Dischargeability in Bankruptcy. Villanova Law Review, Villanova, n. 48, p. 381-467, 2003.

ASIMOV, Isaac. Runaround. Astounding Science Fiction, Nueva York, n. 29:1, p. 94-103, 1942.

ASIMOV, Isaac. The Three Laws. Compute! The Journal for Progressive Computing, Greensboro, n. 18:3, p. 18, 1981.

BARBERO, Omar U. El desempeño de roles, técnica eficaz en la enseñanza del derecho. Revista Jurídica Argentina La Ley, Buenos Aires, n. 1981-C, p. 984, 1981.

BARROWS, Howard S. Problem-based learning in medicine and beyond: A brief overview. New Directions for Teaching and Learning, San Francisco, n. 68, p. 3-12, 1996.

BROWN, Eleanor Marie Lawrence. Visa as Property, Visa as Collateral. Vanderbilt Law Review, Nashville, n. 64, p. 1047-1105, 2011.

CARRIÓ, Genaro R. Nota preliminar. In: FULLER, Lon L. El caso de los exploradores de cavernas. (traducción de Genaro R. Carrió y Leopoldo J. Niilus), 2da ed., Buenos Aires: Abeledo Perrot, 2002. p. 5-8.

DRIESSEN, Erik; VAN DER VLEUTEN, Cees. Matching Student Assessment to Problem-based Learning: lessons from experience in a law faculty. Studies in Continuing Education, s.l., n. 22.2, p. 235-248, 2000.

FOCCROULLE MENARD, Xavier. The Legal within Folktales: Embedded Law in Indigenous and French Canadian Oral Stories. Anamorphosis. Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, n. 7:1, p. 5-38, 2021.

FOSTER, Teree E. But is it Law? Using Literature to Penetrate Societal Representations of Women. Journal of Legal Education, Washington, n. 43, p. 133-148, 1993.

GOZAÍNI, Osvaldo Alfredo, La Enseñanza del Derecho en la Argentina. Buenos Aires: Ediar, 2001.

GUARDADO, Mónica; VICIEN, Rosa M. El mercader de Venecia. Lecciones y Ensayos, Buenos Aires, n. 42, p. 223-232, 1970.

MAIA, G. L., O conto e a lei: “João e Maria” e a lei do furto da madeira caída. Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, n. 4:2, p. 453-473, 2018.

NOGUEIRA, G. S. A força dos precedentes no julgamento de Shylock em "O mercador de Veneza" de Shakespeare. Anamorphosis. Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, n. 2:2, p. 411-432, 2016.

O'NEILL, Thomas. The Brothers Grimm: guardians of the fairy tale. National Geographic, Washington, n. 196:6, p. 103-129, 1999.

PARISE, Agustín. El Método de Casos en la Enseñanza de la Historia del Derecho (Relato de experiencia). I Jornadas Universitarias de Innovación en la Enseñanza del Derecho, Facultad de Derecho, Universidad de Buenos Aires, 2008. Disponible en: <http://www.derecho.uba.ar/academica/carrdocente/jornadas_innovacion_ejemetcasos.php>. Acceso en: 20 enero 2021.

PARISE, Agustín. John H. Wigmore (1863-1943): Un mosaico que ilustra sobre el desarrollo del estudio comparado de la historia del derecho. Derecho PUCP, Lima, n. 82, p. 205-238, 2019.

PARISE, Agustín. La Imperiosa Remisión al Derecho Comparado en las Investigaciones de Carácter Jurídico. Revista Universitaria La Ley, Buenos Aires, p. 36-41, 2002a.

PARISE, Agustín. Un crisol utilizado por la historia, el derecho y la ciencia del pueblo. Lecciones y Ensayos, Buenos Aires, n. 77, p. 201-212, 2002b.

PLATÓN. Las Leyes. México: Ed. Purrua, 1991.

RABINOVICH-BERKMAN, Ricardo David. Un viaje por la Historia del Derecho. Buenos Aires: Quorum, 2002.

RAGSDALE, John W. The Nutty Putty Cave, the Zen Runner and Other Allegories about Life, Death, Value and Law. UMKC Law Review, Kansas City, n. 81, p. 61-131, 2012.

RUIZ, Julio J. Derecho y literatura: el poder y sus límites en el teatro de Pedro Calderón de la Barca. Un acercamiento interdisciplinario. Revista Mexicana de Historia del Derecho, México, n. 28, p. 131-145, 2013.

SAVERY, John R. Overview of Problem-based Learning: Definitions and Distinctions. In: WALKER, Andrew et al. Essential Readings in Problem-based Learning. West Lafayette: Purdue University Press, 2015. p. 5-15.

SHAPIRO, David L. The Case of the Speluncean Explorers: A Fiftieth Anniversary Symposium Foreword: A Cave Drawing for the Ages. Harvard Law Review, Cambridge, n. 112, p. 1834-1850, 1999.

TUMA, Shawn E. Law in Texas Literature: Texas Justice--Judge Roy Bean Style. Review of Litigation, Austin, n. 21:3, p. 551-592, 2002.

VAN DER BURG, Wibren. The Work of Lon Fuller: A Promising Direction for Jurisprudence in the Twenty-First Century. University of Toronto Law Journal, Toronto, n. 64, p. 736-752, 2014.

VAN TIL, Cita; VAN DER HEIJDEN, Francy. PBL Study Skills: An Overview. Maastricht: Maastricht University, 2010.

WHITE, James B. The Legal Imagination. ed. abreviada, Chicago: University of Chicago Press, 1985.

WIGMORE, John H. A List of Legal Novels. Illinois Law Review, Chicago, n. 2:9, p. 574-593, 1908.

WIGMORE, John H. Introduction. In: GEST, John Marshall. The Lawyer in Literature. Londres: Sweet & Maxwell, 1913. p. vii-xii.

ZWEIGERT, Konrad; KÖTZ, Hein. An Introduction to Comparative Law. (traducción de Tony Weir), 3ra ed., Oxford: Oxford University Press, 1998.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

PARISE, A. Notas sobre a ficção como ferramenta para o ensino do direito. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 355–374, 2021. DOI: 10.21119/anamps.72.355-374. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anamps/article/view/862. Acesso em: 8 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos