COEXISTÊNCIAS E DIÁLOGOS ENTRE O BREQUE DOS APPS E A MOBILIZAÇÃO DAS DIARISTAS NO SERIADO “A DIARISTA”

Autores

  • Daniel Medeiros de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Rivaldo Damacena Ramos Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumo

O presente trabalho buscou problematizar o Direito através da Arte, procurando relacionar o episódio “Aquele da revolução”, da série humorística “A Diarista”, ao evento batizado de “breque dos apps”, ocorrido no Brasil, em julho de 2020, no qual milhares de trabalhadores de aplicativo — que atravessavam os mais diversos municípios para levar itens de primeira necessidade, devido ao distanciamento social imposto como medida de combate a pandemia da COVID-19  —, paralisaram os serviços de delivery em reivindicação por melhores condições de trabalho. Para atingir este desígnio, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, viés exploratório e abordagem qualitativa, a partir de uma revisão sistemática da literatura, que procurou, na busca por uma melhor compreensão da natureza humana e dos conflitos sociais, estabelecer um profícuo diálogo entre o Direito e a Arte. O desenvolvimento deste trabalho possibilitou a constatação de que, apesar da existência do lapso temporal separando os dois grupos de trabalhadores analisados no estudo, eles possuem mais semelhanças do que diferenças, e que a ficção não é algo tão distante da realidade factual, sendo a intersecção/perspectiva Direito e Arte um campo muito fértil no processo de estudo e abordagem transdisciplinar dos temas sociais e jurídicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Medeiros de Oliveira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Pós-graduando em Direito Público e em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Legale Educacional (LEGALE). Licenciando pleno em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bacharel em Direito pela UEPB. Técnico em Informática pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Servidor público municipal. Advogado. Guarabira/PB, Brasil.

Rivaldo Damacena Ramos, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Técnico em Informática pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Servidor público estadual. Guarabira/PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-02-26

Edição

Seção

GT 4 Direito e Humanidades