A QUEBRA DA ROMANTIZAÇÃO DA MATERNIDADE EM O PESO DO PÁSSARO MORTO: REFLEXÕES ACERCA DA MATERNIDADE NA LITERATURA E NO DIREITO

Autores

  • Olívia Fonseca Maraston Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Renato Bernardi Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumo

O presente trabalho trata da construção da “maternidade” ao longo da história, do surgimento do conceito do amor materno, assim como da romantização da maternidade vista na Arte e nos discursos midiáticos, refletindo-se sobre as implicações no âmbito do Direito. A obra O peso do pássaro morto, de Aline Bei, é explorado por trazer a ruptura da visão romantizada da maternidade. O problema de pesquisa objeto de investigação é “Como a romantização da maternidade trazida na Literatura e na Arte influencia no entendimento do que é ser mãe e reflete nos direitos das mulheres e em como o Estado trata da maternidade?”. O objetivo geral é demonstrar a romantização da maternidade na Arte e na mídia. O objetivo específico é analisar o Direito e a Literatura sob o ponto de vista da maternidade e como as duas áreas de conhecimento estão relacionadas. A pesquisa é bibliográfica e os métodos de abordagem utilizados foram o histórico e dedutivo. Concluiu-se que a idealização do que é ser mãe e dos padrões intangíveis impostos às mulheres na contemporaneidade perpetuados pela Arte e pela mídia, alcançam a esfera do Direito e cerceiam a autonomia da mulher e seus direitos sexuais e reprodutivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olívia Fonseca Maraston, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Integrante do Grupo de Pesquisa Intervenção do Estado na Vida das Pessoas (INTERVEPES-UENP), coordenado pelo Professor Doutor Renato Bernadi. Bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX), financiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA). 

Renato Bernardi, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Realizou estágio de pós-doutorado no CESEG (Centro de Estudios de Seguridad) da Universidad de Santiago de Compostela, Espanha. Doutor em Direito do Estado (subárea Direito Tributário) - PUC-SP. Mestre em Direito Constitucional - ITE-Bauru. Professor efetivo dos cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado, Membro da Comissão Executiva do Colegiado do Curso de Graduação e Membro da Comissão de Coordenação do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica, todos do Curso de Direito do CCSA, Campus de Jacarezinho da UENP. Coordenador do curso de Direito do CCSA, campus Jacarezinho da UENP. Coordenador Pedagógico do PROJURIS Estudos Jurídicos Ltda. Procurador do Estado de São Paulo desde 1994.

 

Downloads

Publicado

2024-02-26

Edição

Seção

GT 3 O Direito através da literatura