THE SALESMAN, O SOFRIMENTO DO IMPOTENTE E A INVISIBILIZAÇÃO DA VÍTIMA NO PROCESSO CRIMINAL

Autores

Resumo

Sabe-se que no processo criminal brasileiro há dois agentes indispensáveis: o ofensor e o ofendido, sendo o último sucumbido e instrumentalizado no momento em que o Estado entra na relação jurídica. Nesse panorama, o trabalho objetiva analisar a narrativa fílmica The Salesman (2016), a fim de explicitar aspectos relativos ao trauma decorrente da posição de vítima assumida na prática do crime, e a partir disso, delinear uma crítica à invisibilização desta no processo criminal. A presente pesquisa é fruto de revisão bibliográfica, tendo como pilar as ideias de Alline Pedra Jorge, Howard Zehr, Elizabeth Elliott, Antônio Garcia-Pablos de Molina e Luiz Gomes, bem como relatos de experiência realizados durante as atividades do Laboratório de Pesquisa em Filosofia, Direito e Audiovisual (LAPEFIDA/CNPQ/UNEB). Compreende-se, então, que há uma busca obstinada para penalizar como método de retribuição e prevenção de crimes, porém, por outro lado, os sujeitos que ocupam a situação conflitante não possuem a oportunidade de restaurar, de fato, o que foi transgredido, além de lidar com processos de revitimização realizados pela sociedade e pelo próprio Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Fabrícia Sousa Novais, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia( DCHT) - Campus XX. Associada à Rede Brasileira de Direito e Literatura(RDL).Integrante do Laboratório de Pesquisa em Filosofia, Direito e Audiovisual (LAPEFIDA-UNEB), coordenado pela Prof Dra. Samene Batista. Presidente da Liga Acadêmica de Discurso, Oratória, Retórica e Argumentação(LADIORA-UNEB) e estagiária do Ministério Público da Bahia. Email: manunovais2@gmail.com.

Natiele de Lima Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de Direito pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XX - Brumado. Estagiária do Escritório de Advocacia e Consultoria Jurídica Sandro Sodraque Xavier. Associada à Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Filosofia, Direito e Audiovisual (Lapefida-UNEB), coordenado pela Prof Dra. Samene Batista. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos (NEPP-UESB), coordenada pela Prof. Dra. Odilza Lines. E-mail para contato: natieleacademico@gmail.com.

Downloads

Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

GT 4 Direito e Humanidades