O processo de desumanização à luz da obra “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago

Autores

  • Bianca Carol Soares Monte Faculdade Santo Agostinho (FSA)

Palavras-chave:

direitos humanos, literatura, cegueira da razão, reflexão, processo de (des)humanização.

Resumo

Na obra analisada, o autor emprega a metáfora cegueira branca para expor de que maneira seria um mundo de cegos, onde não se respeita os direitos e garantias fundamentais, o que conduz ao declínio do Estado Democrático de Direito e retorno do homem ao estágio primitivo. O objetivo do trabalho é relacionar direito e literatura, através da análise da obra de José Saramago, possibilitando uma reflexão sobre o ensino jurídico dos direitos humanos, reflexão crítica do Direito, os aspectos da justiça, refletir sobre a cegueira social, violação dos direitos humanos e contribuir para a percepção da realidade atual dos direitos e garantias fundamentais. O estudo será desenvolvido, principalmente, a partir da leitura da obra “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, de artigos, dissertações, teses e obras que tratem do tema da cegueira humana, desumanização, violação dos direitos fundamentais, bem como, de textos que abordem os direitos humanos. Estes aspectos tornam possível mostrar que o autor busca demonstrar que a cegueira que atinge os personagens é real e atual, é a denominada cegueira da razão. A cegueira tratada se refere à indiferença pelo próximo, a intolerância, ao egoísmo, ao comodismo, a competição selvagem, que são características da sociedade moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Carol Soares Monte, Faculdade Santo Agostinho (FSA)

Aluna do 9º período de Direito da Faculdade Santo Agostinho (FSA) e orientanda do PIBIC/FSA. Artigo referente ao Projeto do PIBIC da Faculdade Santo Agostinho (FSA) – Interface entre o Direito e a Literatura: o ensino dos direitos humanos através da obra “O ensaio sobre a cegueira” de José Saramago -, orientado pela professora Rosália Maria Carvalho Mourão.

Referências

BONFIM, Vinicius Silva. A responsabilidade de ter olhos: o direito na perspectiva do imaginário literário. Revista CEJ, Brasília, Ano XIV, n. 48, p. 101-109, jan/mar. 2010. Disponível em: <https://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/viewFile/1154/1328>. Acesso em 15 out. 2015.

PEDROSA, Ronaldo Leite. Direito em história. 6 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995

SILVA, Joana Aguiar e. Visões humanistas da justiça em “Ensaio sobre a cegueira”. In: TRINDADE, André Karam (Org.). Direito & Literatura: discurso, imaginário e normatividade. Porto Alegre: Núria Fabris Ed, 2010.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

GT 1