Quem conta um conto, aumenta um ponto: a ciência jurídica e a tessitura narrativa em três contos de Kafka

Autores

  • Lidiany Caixeta de Lima Universidade de Uberaba

Palavras-chave:

Kafka, ciência jurídica, conto, teoria narrativa

Resumo

Partindo das possíveis intersecções entre direito e literatura, este trabalho tem como objetivo abordar alguns aspectos da construção narrativa do gênero literário conto, ínsitos aí os elementos de espaço-tempo, ação e construção de personagens, no tocante à crítica do Direito (ordenamento jurídico e ciência jurídica). Para tanto, foram escolhidos como objeto da análise pretendida os contos kafkianos O veredicto, Um fratricídio e O novo advogado, tendo como suporte teórico-metodológico a topoanálise (Gaston Bachelard e outros teóricos), pela qual se analisam as representações espaciais do texto literário, seja ele em verso ou em prosa, buscando inferências sociológicas, filosóficas, estruturais para o desvelamento da composição narrativa. Balizando a análise jurídico-literária nas contribuições à teoria narrativa apresentadas por Ricardo Piglia, em suas Teses sobre o conto e Novas teses sobre o conto, serão explicitados os (possíveis) efeitos de sentido produzidos pela construção narrativa de Franz Kafka, que inaugura o estilo kafkiano.  Com efeito, a tessitura narrativa dos contos constrói-se, e é construída, de tal forma que se torna um amálgama com a crítica à ciência jurídica (o direito na literatura/ o direito pela literatura/o direito como literatura).

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Biografia do Autor

Lidiany Caixeta de Lima, Universidade de Uberaba

Acadêmica do 10º período do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade de Uberaba. Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba.

Referências

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Publicado

2017-07-15

Edição

Seção

GT 3 O Direito através da literatura