UMA ANÁLISE DO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL NA OBRA "O ABRAÇO" DE LYGIA BOJUNGA

Autores

  • Anizio Alves de Oliveira Neto

Palavras-chave:

direito e literatura, o abraço, código penal, estupro de vulnerável.

Resumo

O artigo tem como intuito de apresentar uma interpretação que recai sobre a linha de pesquisa Direito e Literatura. Por meio de seus textos a Literatura permite ao escritor expressar um novo olhar do mundo e consequentemente proporciona ao leitor mergulhar no universo das palavras interagindo, com o que foi escrito. Neste sentido, a obra “O Abraço”, escrita por Lygia Bojunga, a qual aborda com maestria por meio da narrativa de sua personagem central Cristina, um crime que fora vítima quando criança, permite essa interpretação jurídica no âmbito penal.  A estória observada sob a ótica penal traz elementos importantes como os crimes de estupro de vulnerável, estupro e até mesmo um possível homicídio. Ressalta-se ainda, que o aspecto emocional e os traumas resultantes deste ato criminoso também se mostram presentes, uma vez que, após ser violentada e sem saber o que estava acontecendo, a menina retorna para sua família, onde sua mãe no intuito de mascarar a dor opta por não mais falar no ocorrido, desencadeando em Cristina a denominada Síndrome de Estocolmo. Logo, busca-se demostrar o quanto a Literatura tem para contribuir ao Direito e como seus textos podem ser relevantes para novas reflexões jurídicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOJUNGA, Lygia. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa19123/lygia-bojunga>. Acesso em: 05 de setembro. 2017. Verbete da Enciclopédia.

BOJUNGA. O Abraço. 6 ed. 4 reimpr. Rio de Janeiro : Casa Lygia Bojunga, 2014.

BOJUNGA. Retratos Biográficos. Disponível em <http://www.casalygiabojunga.com.br/pt/lygiabojunga.html>. Acesso em: 01 de setembro de 2017.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 3º ed. Rio de Janeiro: Cultrix, 1985.

BRASIL, DECRETO-LEI N° 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal Brasileiro. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848compilado.htm>. Acesso em: 09 de outubro de 2017.

BRASIL, LEI N° 8.072, de 25 de julho de 1990. Crimes Hediondos. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8072.htm>. Acesso em: 19 de dezembro de 2017.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 3, parte especial : dos crimes contra a dignidade sexual a dos crimes contra a administração pública(arts. 213 a 359-H). 12. ed. de acordo com a Lei n. 12.850, de 2013 – São Paulo: Saraiva, 2014.

COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. 3° ed. Rio de Janeiro : José Olympio; Niterói : UFF – Universidade Federal Fluminense, 1986.

FACISA, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia. Manual de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos do curso de Direito. Barra do Garças, MT : 2014. (Revis. 2017.1).

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito & Literatura: anatomia de um desencanto – desilusão jurídica em Monteiro Lobato. 1ª ed. (ano 2002), 6ª tir. Curitiba: Juruá, 2008.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito & Literatura: ensaio de síntese teórica. Porto Alegre, RS : Livraria do Advogado, 2008.

JUNQUEIRA, Eliana Botelho. Literatura e Direito: uma outra leitura do mundo das leis. Rio de Janeira: Letra Capital, 1998.

LAJOLO, Marisa. O que é Literatura : Coleção Primeiros Passos. 2 ed. São Paulo: editora brasiliense, 1982.

OLIVO, Luiz Carlos Cancellier de. O estudo do direito através da literatura. Tubarão: studium, 2005.

SILVA, Vitor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. 8 ed. Coimbra: Livraria Almeida, 1988.

TRINDADE, André Karam. (Org.): STRECK, Lenio Luiz. (Org.). Direito e Literatura da realidade da ficção da realidade. São Paulo: Atlas, 2013.

TRINDADE. GUBERT, Roberta Magalhães; NETO, Alfredo Copetti. Direito e Literatura: Reflexões Teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008.

TRINDADE, Jorge. Manual de Psicologia Jurídica Para Operadores do Direito. 7. ed. rev. atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

GT 3 O Direito através da literatura