FAIR TRIAL E ESTADO DE DIREITO EM BATMAN: O CAVALHEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Autores

  • Ariel Linda Gomes de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Estado de Direito, direitos fundamentais, fair trial, Batman

Resumo

Trata-se de estudo realizado através do método de pesquisa descritiva. O qual se propõe a refletir criticamente sobre o Direito Processual Penal como a base do Estado Democrático de Direito, sob prisma ficcional do filme Batman: o Cavaleiro das Trevas ressurge, especialmente no que diz respeito ao julgamento do personagem Comissário Gordon. Busca-se desenvolver os conceitos de tribunal de exceção e fair trial com base nos elementos do longa-metragem, esta última como garantia assegurada a cada cidadão, independentemente de sua conduta imputada pelos detentores do poder, a um julgamento justo e por um tribunal independente e imparcial estabelecido por lei. A autora propõe comparar criticamente o referido julgamento ficcional com as normas processuais penais brasileiras, bem como traçar paralelos com flagrantes de arbitrariedades em voga na sistemática jurídica penal no país. Discorre ainda sobre a sistemática do Tribunal Penal Internacional em casos concretos envolvendo conflitos armados e graves violações de direitos humanos, e contrasta com o arcabouço de regras imposto pelos antagonistas do filme. Conclui sobre a relevância da manutenção do devido processo legal como direito de todo ser humano como indivíduo, ainda que acusado de crimes sensíveis e potencialmente danosos, e da Humanidade contra arbitrariedades sistemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariel Linda Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora e Membro da Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACCrim/UNIRIO).

Referências

AZENHA, André. A história de Batman no Cinema. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/blog/espaco-de-cinema/post/historia-do-batman-no-cinema.html>. Acesso em: 22 dez. 2021.

BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao direito penal brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 1990, 136p.

Batman Begins. Roteiro: David Goyer. Direção: Christopher Nolan. Produção: Warner Bros. Estados Unidos. 2005.

BRASIL. Decreto nº 30.822, de 6 de maio de 1952. Promulga a convenção para a prevenção e a repressão do crime de Genocídio, concluída em Paris, a 11 de dezembro de 1948, por ocasião da III Sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas. Brasília: Congresso Nacional, 1952.

BRASIL. Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002. Promulga o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional. Brasília: Congresso Nacional, 2002.

CÂMARA; Alexandre Freitas; CÂMARA, Rodrigo de Oliveira Freitas. Batman: o Cavalheiro das Trevas ressurge. In: NEVES, José Roberto de Castro (Org.). Os advogados vão ao cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019. p. 334-342.

CAMPOS, Ricardo Ribeiro. O genocídio e a sua punição pelos tribunais internacionais. Revista de Informação Legislativa, Brasília, a. 45, n. 178, p. 91-103, abr.-jun. 2008.

CARDOSO, Elio. Tribunal Penal Internacional: conceitos, realidades e implicações para o Brasil. Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 2012. 180p.

DIAS, Daniella S., Soberania: A legitimidade do poder estatal e os novos rumos democráticos. Revista de Informação Legislativa, Brasília, a. 48, n. 192, p. 55-66, out.-dez. 2011.

DÓREA, Máira Morena Mariani Dias. Batman: O Cavalheiro das Trevas: uma análise sobre a legitimidade da autotutela diante da ineficácia do poder de punir do Estado. Monografia (Graduação em Direito)–Faculdade Baiana de Direito, Roma, 2016. 84 f.

FERRAJOLI, Luigi. Direcho y Razón: teoría del garantismo penal. Madrid: Trotta, 2009. 1024p.

FRANÇA, André Ramos. Das teorias do cinema à análise fílmica. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas)–Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002. 157 f.

LIPPI, Camila Soares. Princípios de Direito Penal Internacional no Estatuto do Tribunal Penal Internacional para Ruanda. Revista da Faculdade de Direito da UERJ - RFD, Rio de Janeiro, v. 2, n. 24, p. 62-74, 2013.

LOPES JR, Aury. Direito processual penal. São Paulo, Saraiva Educação. 2020. 1232 p.

MANNING, Matthew K. Batman: arquivo histório. São Paulo: Panini Books, 2015. 325p.

MUÑOZ CONDE, Francisco. De las proibiciones probatorias al derecho procesal penal del enemigo. Buenos Aires: Hammurabi, 2008. 241p.

PIRES, Julherme José; SANTOS, Hilario Junior dos. Representações sociais na narrativa de Batman: O Cavalheiro das Trevas Ressurge. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, Palhoça, 2014. Anais... Palhoça: Intercom, 2014. p. 01-15.

PRADO, Geraldo. A cadeia de custódia da prova no processo penal. São Paulo, Marcial Pons, 2019. 148p.

The Dark Knight Rises. Roteiro e Direção: Christopher Nolan. Produção: Warner Bros. Estados Unidos. 2012.

The Dark Knight. Roteiro e Direção: Christopher Nolan. Produção: Warner Bros. Estados Unidos. 2008.

VANOYE, Francis; LÉTÉ-GOLIOT, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. São Paulo: Papirus, 1994. 78p.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

GT 4 Direito e Humanidades