A bionarrativa apresentada através dos distintos relatos do assassinato de Vladimir Herzog e da prosa de Eduardo Galeano em "Dias e noites de amor e de guerra"
DOI:
https://doi.org/10.21119/anamps.62.495-509Palavras-chave:
bionarrativa, José Calvo González, narratologia, Vladimir Herzog, literatura latino-americana, Eduardo Galeano.Resumo
Em um de seus maravilhosos livros, El escudo de Perseo, o lembrado professor José Calvo González criou uma nova categoria literária, que denominou "bionarração" e na qual, segundo o autor, "a literatura escreve a vida". Essa categoria foi fertilmente projetada no vasto cenário que é proporcionado por sua "teoria narratológica do Direito" como singular espaço epistêmico da profícua relação do Direito com a Literatura ou de sua transposição sintática, da Literatura com o Direito. Neste artigo, busca-se fazer uma correta aplicação de tal categoria, investigando a interligação entre dois atos: um histórico, trágico, que fica em evidência através do injustificado e traiçoeiro assassinato de Vladimir Herzog, que ocorreu em tempos sombrios e nefastos do Brasil; o outro é o significativo relato desse evento, na prosa de Eduardo (Hughes) Galeano, o célebre escritor uruguaio, em um texto de sua exitosa literatura latino-americana, Dias e noites de amor e guerra, em que o pensamento do autor revela-se sempre dotado de um perfil histórico, político e filosófico, em uma narrativa que desenha a realidade em entrelinhas ficcionais verdadeiramente avassaladoras.
Downloads
Referências
CALVO GONZÁLEZ, J. El escudo de Perseo: La cultura literaria del Derecho. Granada, Editorial Comares, 2012.
FOUCAULT, M. Microfísica del poder. 3. ed. Madrid: Ediciones de la piqueta, 1992.
GALEANO, E. Días y noches de amor y de guerra. 2. ed. Montevidéo: Ediciones del Chanchito, 1994.
MELIANTE, L. Derechos humanos y Derecho Privado en la sociedad uruguaya contemporánea. Revista Crítica de Derecho Privado, n. 3, p. 15-38, 2006.
VITALE, Ida. Lugares comunes. Letras Libres, México, n. 50, p. 80-81, Febrero 2003. Disponible en: https://www.letraslibres.com/mexico/lugares-comunes. Acceso en: 10 Oct. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à sua autoria.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura acima explicitadas.