Ulpiano vence o ódio: a vitória do estado de direito sobre o terrorismo à luz de "El mal de Corcira", de Lorenzo Silva
DOI:
https://doi.org/10.21119/anamps.71.39-64Palavras-chave:
terrorismo, totalitarismo, Estado de direito, fins de direito.Resumo
El mal de Corcira é um romance de Lorenzo Silva em que Bevilacqua (membro da Guarda Civil) é designado para investigar o assassinato de um ex-militante do ETA e relembra os anos em que estivera na linha de frente da luta contra o terrorismo. O fim das atividades do grupo terrorista possibilita que Bevilacqua faça um balanço global dessa luta, mesclando a experiência direta que teve na juventude com a sabedoria que os anos lhe deram. Por meio de suas reflexões, Bevilacqua nos apresenta a ideologia totalitária do ETA, aponta o Direito como a forma ideal de combater o terrorismo e nos alerta para a necessidade de não tolerar ideologias que, baseadas no ódio, ameacem a liberdade.
O romance oferece como principal lição evitar que o mal de Córcira (sobre o qual escreveu Tucídides ao relatar a Guerra do Peloponeso) se instale entre nós, que os ódios que põem em perigo a paz social e a liberdade sejam subjugados pelos preceitos jurídicos de Ulpiano.
Downloads
Referências
ALENZA GARCÍA, José Francisco et al., El Derecho en la obra de Lorenzo Silva, Cizur Menor (Navarra), Thomson Reuters Aranzadi, 2015, pp. 397.
ALENZA GARCÍA, José Francisco, “Lo jurídico y los juristas en la obra de Lorenzo Silva”, en El Derecho en la obra de Lorenzo Silva, Cizur Menor (Navarra), Thomson Reuters Aranzadi, 2015, pp. 351-394.
ALONSO PASCUAL, Rogelio, DOMÍNGUEZ, Florencio y GARCÍA, Marcos, Vidas rotas, Madrid, Espasa Calpe, 2010.
ARAMBURU, Fernando, Patria, Madrid, Ed. Tusquets, 2016.
BADOS CIRIA, C., “La novela policíaca española y el canon occidental”, Mil Seiscientos Dieciséis, Anuario 2006, vol. XI, p. 146.
CALLEJA, José María y SÁNCHEZ-CUENCA, Ignacio, La derrota de ETA: De la primera a la última víctima, Madrid, ed. Adhara, 2006.
JUARISTI, Jon, El bucle melancólico, Madrid, Espasa Calpe, 1997.
RECARTE, Iñaki, Lo difícil es perdonarse a uno mismo. Matar en nombre de ETA y arrepentirse por amor, Madrid, Ediciones Península, 2015.
SÁNCHEZ, Manuel y SIMÓN, M., Historia de un desafío, Madrid, Ediciones Península, 2017, pp. 2240.
SILVA, Lorenzo, Nadie vale más que otro, Madrid, Ediciones Destino (Editorial Planeta), 2004.
SILVA, Lorenzo, Sereno en el peligro. La aventura histórica de la Guardia Civil, Madrid, Algaba-EDAF, 2010.
SILVA, Lorenzo, SÁNCHEZ, M. y ARALUCE, G., Sangre, sudor y paz, Madrid, Ediciones Península, 2017, pp. 520.
SILVA, Lorenzo, El mal de Corcira, Madrid, Ediciones Destino (Editorial Planeta), 2020, pp. 540.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à sua autoria.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura acima explicitadas.