Quiasmas do poder: arte, direito e política na "Coroação de Dom Pedro II" de Manuel de Araújo Porto-Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21119/anamps.72.503-527

Palavras-chave:

Arte e Direito, Coroação de Dom Pedro II, Manuel de Araújo Porto-Alegre, Constituição. Governo Imperial

Resumo

Este artigo analisa, a partir de uma perspectiva jurídica, a pintura da Coroação de Dom Pedro II de Manuel de Araújo Porto-Alegre, como uma imagem bidimensional que reúne quatro diferentes temporalidades: a) o poder centrado no passado da imagem da glória dinástica do seu pai, o Imperador Dom Pedro I; b) o poder centrado no presente da organização hierárquica entre os diferentes grupos políticos representados na pintura; c) o poder fundamentado no futuro retrospectivo da imagem da Constituição e do Missal; e d) o poder centrado na esperança sobre o futuro da Corte e do Governo que, de modo surpreendente, não está direcionado à pessoa do Imperador ou à Constituição, mas a nós mesmos. Com base nas análises da relação entre glória e poder soberano (Agamben), conclui-se que a pintura constrói um inteligente quiasma visual sobre a glória do poder, mas ao mesmo tempo subverte esse quiasma por meio dos olhares dos personagens, que não aclamam o corpo do imperador, tampouco a Constituição ou o povo, mas outras complexas referências de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lazzarotto Simioni, PPGD/FDSM e PPGEDUCS/Univás

Pós-Doutor em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade de Coimbra; Doutor em Direito Público pela Unisinos; Professor do PPGD/FDSM e do PPGEDUCS (Mestrado e Doutorado)/Univás. Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa Margens do Direito (PPGD/FDSM).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Il Regno e la Gloria: per uma genealogia teologica dell’economia e del governo. Milano: Neri Pozza, 2007.

BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XVI. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2001.

DERRIDA, Jacques. De la grammatologie. Paris: Les Éditions de Minuit, 1967.

DERRIDA, Jacques. Force de loi: le “Fondement mystique de l’autorité”. Paris: Galilée, 1994.

DESCRIÇÃO DO EDIFÍCIO construído para a solemnidade da coroação e sagração de S. M. o Imperador o Senhor D. Pedro II. Rio de Janeiro: Typographia do Despertador, 1841.

DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO. 18 de julho. A sagração e coroação do Senhor D. Pedro II. Ano XX, n. 157, 19/07/1841a.

DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO. Disposições para a Sagração de S. M. o Imperador. Ano XX, n. 89, 23/04/1841b.

DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO. Coroação e sagração de S. M. o Imperador. Ano XX, n. 153, 14/07/1841c.

FRANÇA, Dirceu Pinho. Manuel de Araújo Porto-Alegre e o quadro de sua autoria “Coroação de Dom Pedro II”, restaurado no Museu Histórico Nacional. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. XXVI, 1975, p. 39-54.

GALVÃO, Alfredo. Manuel de Araújo Pôrto-Alegre: sua influência na Academia Imperial das Belas Artes e no meio artístico do Rio de Janeiro. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 14. Rio de Janeiro, p. 19-120.

KANTOROWICZ, Ernst. H. Laudes Regiae: a study in liturgical acclamations and mediaeval ruler worship. Berkeley: University of California Press, 1948.

KANTOROWICZ, Ernst. H. The King’s two bodies: a study in mediaeval political theology. New Jersey: Princeton University Press, 1957.

NEVES, Marcelo. A constitucionalização simbólica. São Paulo: Editora Académica, 1992.

PETERSON, Erik. El monoteísmo como problema político. Tradução de Agustín Andreu. Madrid: Trotta, 1999.

RIBEIRO, Maria Eurydice de Barros. Os símbolos do poder: cerimônias e imagens do Estado monárquico no Brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

ROCHA, Leonel Severo. A construção do tempo pelo Direito. In: Anuário do PPGD-Unisinos. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

SCHMITT, Carl. Catolicismo romano e forma política. Tradução de Aleandre Franco de Sá. Lisboa: Hugin Editores, 1998.

SCHMITT, Carl. Teologia politica II: la leggenda della liquidazione di ogni teologia politica. Tradução de Antonio Caracciolo. Milano: Giuffrè Editore, 1992.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SENADO FEDERAL. Falas do trono: desde 1823 a 1889: acompanhadas dos respectivos votos de graça da Câmara Temporária. Brasília: Senado Federal, 2019.

SILVA, J. M. Pereira da. História da fundação do Império Brazileiro. Tomo Terceiro. Rio de Janeiro: B. L. Garnier Editor, 1865.

SOUZA, Iara Lis Carvalho de. Pátria coroada: o Brasil como corpo político autônomo 1780- 1831. São Paulo:Unesp, 1999.

SQUEFF, Letícia. A Grand Tour de um brasileiro: a importância da Itália nas ideias de Manuel de Araújo Porto-Alegre. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 12, n. 2, p. 377-387, maio-ago. 2017.

SQUEFF, Letícia. Esquecida no fundo de um armário: a triste história da Coroação de D. Pedro II. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 39, 2007, p. 105-127.

TAYLOR, Katherine Fischer. The festival of Justice: Paris, 1849. In: DOUZINAS, Costas; NEAD, Lynda (org.). Law and the image: the authority of Art and the Aesthetics of Law. Chicago e Londres: University of Chicago Press, 1999. p. 137-177.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

SIMIONI, R. L. Quiasmas do poder: arte, direito e política na "Coroação de Dom Pedro II" de Manuel de Araújo Porto-Alegre. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 503–527, 2021. DOI: 10.21119/anamps.72.503-527. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anamps/article/view/853. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos