Direito, literatura e cidadania: a cultura literária dos direitos nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.21119/anamps.72.333-354Palavras-chave:
cultura literária de direitos, ações emancipatórias na escola, formação cidadã de alunos e professoresResumo
Este texto tem como objetivo difundir a experiência do Programa Direito, literatura e cidadania, explicitando a proposta, bases teóricas, objetivos, metodologia, atividades realizadas e resultados obtidos no projeto-piloto que foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa SerTão – Núcleo Baiano de Direito e Literatura (DGP/CNPq), de março de 2018 a março de 2020.Downloads
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor; alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
ALCÂNTARA, Guilherme Gonçalves; CHAGAS, Ana Luiza Bezerra. Uma pessoa é uma pessoa, Não importa quão pequena seja. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 6, n. 2, p. 709-715, 2020. Doi: https://doi.org/10.21119/anamps.62.709-715.
BRUNER, Jerome. Making Stories: Law, Literature, Life. Cambridge: Harvard University Press, 2003.
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CALVO GONZÁLEZ. José. El escudo de Perseo. La cultura literaria del derecho. Granada: Comares, 2012.
CALVO GONZÁLEZ. José La destreza de Judith. Estudios de cultura literaria del derecho. Granada: Comares, 2018.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura [1988]. In: CANDIDO, Antonio (Ed.). Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004. p. 169-191.
CHAMBERS, Aidan. Il lettore infinito. Educare alla lettura tra ragioni ed emozioni. Trad. Gabriela Zucchini (a cura di). Modena: Equilibri, 2015.
COSTA, Marta Morais da. Literatura, leitura e aprendizagem. 2. ed. Curitiba: Iesde, 2009.
DESMOND, Manderson. From Hunger to Love: Myths of the Source, Interpretation, and Constitution of Law in Children's Literature. Cardozo Law School, Public Law Research Paper, n. 64, 2003.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
KARAM, Henriete. Questões teóricas e metodológicas do direito na literatura: um percurso analítico-interpretativo a partir do conto «Suje-se gordo!», de Machado de Assis. Revista Direito GV v. 13, n. 3, p. 827-865, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/2317-6172201733.
KIRCHOF, Edgar Roberto. SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Contação de história: uma análise da escolha de histórias em um recorte de experiências gaúchas. Conjectura, v. 14, n. 2, 2009, p. 203-214.
LAJOLO, Marisa. Leitura-Literatura: mais do que uma rima, menos do que uma solução. In: ZILBERMAN, Regina; SILVA, E. T. Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1988. p. 87-99.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, n. 17, p. 153-176, 2001.
MACHADO, Ana Maria. Ler e escolher livros. In: Machado, Ana Maria. Caro professor. São Paulo: Global, 2017.
NUSSBAUM, Marta. Emoções racionais. In: TRINDADE, André Karam (org.). Direito & Literatura: discurso, imaginário e normatividade. Porto Alegre: Nuria Fabris, 2010.
NUSSBAUM, Martha. Poetic Justice: The Literary Imagination and Public Life. Boston: Beacon Press, 1995.
PEPE, Albano Marcos Bastos. Direito e Literatura: uma intersecção possível? Interlocuções com o pensamento waratiano. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura. v. 2, n. 1, p. 5-15, 2016.
POSNER, Richard. Law and Literature. Cambridge: Harvard University Press, 1998.
REZENDE JR., José; COELHO, Rogério. Fábula urbana. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2014.
SANTOS JR., Moisés Gonçalves dos; SILVA, Marcela Verônica da. Formando pequenos leitores: o direito e o poder da literatura na educação infantil. Revista Língua & Literatura, v. 17, n. 30, p. 159-175, 2015.
SILVA, Joana Aguiar e. Direito e literatura: potencial pedagógico de um estudo interdisciplinar. Revista do CEJ, n. 1, p. 9-35, 2004.
SIMÕES, Vera Lucia Blanc. Histórias infantis e aquisição de escrita. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 1, mar. 2000. Doi: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000100004.
SIMONIN, Anne. Make the Unorthodox Orthodox : John Henry Wigmore et la naissance de l’intérêt du droit pour la literature. In: GARAPON, Antoine; SALAS, Denis. Imaginer la loi: le droit dans la Littérature. Paris: Michalon, 2008, p. 27-68.
TODRES, Jonathan; HIGINBOTHAM, Sarah. Human Rights in Children’s Literature: Imagination and the Narrative of Law. Oxford: Oxford University Press, 2016.
TRINDADE, André Karam. A teoria do direito após Auschwitz: notas a partir de “O leitor”, de B. Schlink. In: TRINDADE, André Karam et al. Direito & Literatura: discurso, imaginário e normatividade. Porto Alegre: Nuria Fabris, 2010, p. 27-100.
TRINDADE, André Karam. A queda do direito: fragmentos a partir de "O leitor", de B. Schlink. In: COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda (org.). Direito e Psicanálise: Intersecções e interlocuções a partir de "O Leitor", de Bernhard Schlink. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012. p. 43-62.
TRINDADE, André Karam. A remição pela leitura e o fantasma da Laranja Mecânica. In: COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda (org.). Direito e Psicanálise: intersecções e interlocuções a partir de “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016a.
TRINDADE, André Karam. Direito, literatura e emancipação. Revista Jurídica da Unicuritiba, n. 44, v. 3, p. 86-116, 2016b.
TRINDADE, André Karam. Cultura literária do direito no Brasil: tributo a Calvo González. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 7, n. 1, p. 85-114, 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.21119/anamps.71.85-114.
TRINDADE, André Karam. Law and Literature in Brazil. In: SELLERS. M.; KIRSTE, S. (eds.). Encyclopedia of the Philosophy of Law and Social Philosophy. Dordrecht: Springer, 2022.
TRINDADE, André Karam; BERNSTS, Luísa Giuliani. O estudo do “direito e literatura” no Brasil: surgimento, evolução e expansão. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 3, n. 1, p. 225-257, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.21119/anamps.31.225-257.
TRINDADE, André Karam; KARAM, Henriete. Pinóquio e a lei. Novos estudos jurídicos, v. 21, n. 3, p. 1119-1154, 2016.
WARD, Ian. Law and Literature: possibilities and perspectives. New York: Cambridge University Press, 1995.
WARD, Ian. From Literature to Ethics. The Strategies and Ambitions of Law and Literature. Oxford Journal of Legal Studies, v. 14, n. 3, p. 389-400, 1994.
WARD, Ian. The Educative Ambitions of Law and Literature. Legal Studies, v. 13, n. 3, p. 323-331, 1993.
WEST, Robin. Communities, Texts, and Law: Reflections on the Law and Literature Movement. Yale Journal of Law and Humanities, v. 1, n. 1, p. 129-156, 1988.
WHITE, James Boyd. The Legal Imagination. Boston: Little, Brown, 1973.
WIGMORE, John. A List of Legal Novels. Illinois Law Review, v. 2, n. 9, p. 574-596, apr. 1908.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica, n. 14, p. 11-22, 2009.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Lígia Cademartori. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982.
ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. 3. ed. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista - https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à sua autoria.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura acima explicitadas.