Sociologia do direito em "Os Bruzundangas": reflexão sobre o narrador viajante e a dimensão social do direito em Lima Barreto

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.21119/anamps.8.2.e844

Schlagworte:

Sociologia do Direito, Literatura, Lima Barreto

Abstract

Este texto discute a importância da literatura para o estudo da Sociologia do Direito, adotando como recorte a obra de Lima Barreto Os Bruzundangas. A produção de Lima Barreto se destaca para este propósito tendo em vista sua literatura militante, que é amplificada diante do caráter autobiográfico imprimido nas suas produções, vinculando a luta coletiva com o individual e as próprias instituições com a sociedade, uma dimensão social e prática do direito. A partir de uma revisão de literatura, é examinada a dimensão social do direito via uma reflexão sobre a importância do narrador viajante de Os Bruzundangas. O texto indica que este foco narrativo possibilita a articulação do caráter realista da narrativa ao incorporar as experiências pessoais, mas, simultaneamente, o viajante possibilita também que sejam trabalhados os paradoxos e as tensões da operação do direito brasileiro da Primeira República. Na etapa final, o texto seleciona três crônicas integrantes da obra para o exame da dimensão social, a saber: Constituição; Mandachuva e As eleições. O saldo conclusivo é compreender que o vanguardismo de Lima Barreto ecoa como um ponto privilegiado para observar a dimensão social do direito brasileiro e, ao mesmo tempo, representa um convite para o estudo da relação entre Sociologia do Direito e Literatura.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Marco Antonio Loschiavo Leme de Barros, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutorado em Economia Política Internacional na Universidade de São Paulo (USP), com apoio da CAPES. Doutor em Direito pela USP, com apoio da FAPESP. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Bacharel em Filosofia pela USP. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Literaturhinweise

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ANKER, Elizabeth; MEYLER, Bernadette. New diretctions in Law and Literature. Oxford: Oxford University Press, 2017.

ANKER, Elizabeth. Globalizing Law and Literature. In: ANKER, Elizabeth; MEYLER, Bernadette. New diretctions in Law and Literature. New York: Oxford University Press 2017. p. 210- 228.

BARON, Jane B. Law, Literature, and the Problems of Interdisciplinarity. The Yale Law Journal, v. 108, n. 5, p. 1059–1085, 1999.

BINDER, Guyora; WEISBERG, Robert. Literary Criticisms of Law. Princeton: Princeton University Press, 2000.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Ouro sobre azul, 2006.

CANDIDO, Antonio. Os olhos, a barca e o espelho. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987. p. 39-50

DURKHEIM, Émile. Montesquieu e Rousseau: pioneiros da sociologia. São Paulo: Madras, 2018.

EHRLICH, Eugen. Fundamentos da sociologia do direito. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986.

EHRLICH, Eugen. The Sociology of Law. Harvard Law Review, v. 36, n. 2, p. 130-145, 1922.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2012.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. O antifetichismo institucional em Lima Barreto. Brasília: edição do autor, 2013.

GONÇALVES, Guilherme; VILLAS BOAS FILHO, Orlando. Teoria dos sistemas sociais: direito e sociedade na obra de Niklas Luhmann. São Paulo: Saraiva, 2013.

HOLANDA, Sergio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

LIMA BARRETO, Afonso Henriques. Os Bruzundangas. São Paulo: Martin Claret, 2013.

LIMA BARRETO, Afonso Henriques. Clara do Anjos. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

LIMA BARRETO, Afonso Henriques. Recordações do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Penguin; Cia. das Letras, 2010.

MATEI, Maria Helena. A ironia, a pressuposição e o subentendido em Os Bruzundangas, de Lima Barreto. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

MONTESQUIEU, Charles de Secondat. Persian letters. Oxford: Oxford University Press, 2008.

NOBRE, Marcos. Apontamentos sobre a pesquisa em direito no Brasil. Cadernos Direito GV, n. 1, São Paulo: Publicações EDESP/FGV, 2004.

NUNO, Judice. Prefácio. In: MONTESQUIEU, Charles de Secondat. Cartas persas. Lisboa: Tinta da China, 2015.

PETERS, Julie Stone. Law, Literature, and the Vanishing Real: On the Future of an Interdisciplinary Illusion. PMLA, v. 120, n. 2, p. 442–453, 2005.

SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SCHWARCZ, Lilia. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SCHWARCZ, Lilia. Da minha janela vejo o mundo passar: Lima Barreto, o centro e os subúrbios. Estudos Avançados, v. 31, p. 123-142, 2017.

TONELLI, Nicélio César. Visconde de Pancome ou o Barão do Rio Branco na obra de Lima Barreto. Revista Multitemas. n. 10, p. 144- 149, out. 1998.

WARD, Ian. Law and Literature: Possibilities and Perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

Veröffentlicht

2022-12-30

Zitationsvorschlag

LOSCHIAVO LEME DE BARROS, M. A. Sociologia do direito em "Os Bruzundangas": reflexão sobre o narrador viajante e a dimensão social do direito em Lima Barreto. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. e844, 2022. DOI: 10.21119/anamps.8.2.e844. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anamps/article/view/844. Acesso em: 28 sep. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artigos