"O alienista": loucura, ciência e paródia

Autores/as

  • Dino del Pino

DOI:

https://doi.org/10.21119/anamps.11.157-173

Palabras clave:

ciência, controle social, loucura, hýbris, paródia

Resumen

A explicitação das dimensões pessoal e pública do protagonista, Simão Bacamarte, introduz o quadro diegético que objetiva destacar o papel desempenhado pela loucura como pretexto para o controle social. Após recuperar as condições a que se submetiam os insensatos na modernidade, sobretudo na França, aponta-se a hýbris como relevante no campo da ciência, exemplificando-a mediante o vínculo intertextual de O alienista com Frankenstein, de M. Shelley. Ao concluir, busca-se ilustrar ― após breve paralelo entre Brás Cubas e Simão ― que este personaliza de forma paródica o cientista, figura moldada nos quadros da evolução da história da ciência, que assumiu, a partir do século XIX, valor sem precedentes.

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Biografía del autor/a

Dino del Pino

Mestre em Teoria Literária (UFRGS). Doutor em Letras (PUCRS).

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Publicado

2015-05-20

Cómo citar

DEL PINO, D. "O alienista": loucura, ciência e paródia. ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Derecho y Literatura, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 157–173, 2015. DOI: 10.21119/anamps.11.157-173. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anamps/article/view/17. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artículos