O GRUPO TEATRAL IMBUAÇA: DIÁLOGOS ENTRE O IMAGINÁRIO LITERÁRIO ÉPICO DE BERTOLD BRECHT E A TEORIA NARRATIVISTA DE JOSÉ CALVO GONZÁLEZ

Autores

  • Kelly Helena Santos Caldas
  • Míriam Coutinho de Faria Alves

Palavras-chave:

grupo teatral imbuaça, teatro de rua, imaginário literário épico, cultura literária do direito

Resumo

O presente artigo se propõe a refletir sobre as similitudes existentes nas práticas teatrais do grupo teatral Imbuaça, no imaginário literário épico de Bertold Brecht e na cultura literária do direito de Calvo González. Por meio de um olhar interdisciplinar e jusliterário, o direito, a literatura e o teatro possuem muitos diálogos reflexivos e construtivos. Assim como o teatro de rua povoa o imaginário das cidades, o teatro épico dá protagonismo ao espectador. O direito também é uma construção narrativa de relatos, feitos por alguém, em um determinado espaço e momento histórico. Ao relacionar o mundo jurídico com a literatura, dar-se origem a uma cultura literária do direito. Uma cultura capaz de expandir as subjetividades em direção ao encontro afetuoso da outricidade. Ao estranhar e se distanciar da cena, a identificação é substituída pela emancipação social e pela alteridade guiada pela compaixão. O compromisso social do dever ser é uma fábula ficcional, porém desejante de um porvir mais igualitário e justo. O olhar crítico sobre o direito e sobre a arte é o caminho para a epistemologia crítica do direito.

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Publicado

2021-12-08

Edição

Seção

GT 1