“No manantial”: crime, possessão e honra o bucolismo patriarcal em Simões Lopes Neto

Authors

  • Juliana Gomes Silva Faculdade Meridional (IMED)
  • Adamir André Silva Faculdade Meridional (IMED)

Keywords:

criminologia, direito penal, “No manantial”, patriarcalismo.

Abstract

O estudo busca analisar a interface entre direito e literatura, demonstrando que há conexão entre diferentes áreas do saber. Literatura é arte, e a abordagem do direito através desta deve ter o condão de desvelar a materialização do direito que existe na ficção. O cenário é o Rio Grande do Sul no conto No manantial de João Simões de Lopes Neto. Os fatos acontecem no final do século XIX. A conexão entre o tema e o direito está materializada no direito penal e na criminologia, todavia, a obra é rica na descrição da sociedade da época. É escrito numa linguagem regional, ambientada nos campos rio-grandenses, economia baseada na pecuária, influência religiosa, e um predomínio caracteristicamente patriarcalista. A mulher era relegada a figura de responsável pelas funções da casa, procriar e obedecer. Mesmo no patriarcalismo, na postura androcêntrica, não se pode negar o direito a liberdade e dignidade humana. Observa-se a coragem da mulher, o pai na defesa da honra e vida, mesmo que a ação o levasse a morte. Essa defesa representava a reafirmação do tipo de sociedade. A violência à mulher constituía ofensa ao poder patriarcal. Crime, castigo pela morte, (in)justiça pela violência e desigualdade de gênero são inerentes ao relato.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Gomes Silva, Faculdade Meridional (IMED)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito, Democracia e Sustentabilidade pela Faculdade Meridional (IMED). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Meridional (Imed-RS), Bolsista Capes.  Advogada.  

Adamir André Silva, Faculdade Meridional (IMED)

Aluno Especial do Programa de Pós-Graduação em Direito, Democracia e Sustentabilidade pela Faculdade Meridional (IMED). Especialista em Ciências Criminais pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Direito Civil pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Procurador do Município de Passo Fundo. Advogado. 

References

ANDRADE, Vera Pereira de. A soberania patriarcal: o sistema de justiça criminal no tratamento da violência sexual contra mulher. Revista Sequência, Santa Catarina, n. 50, p. 71-102, jul., 2005.

CALLEGARI, André Luís. Imputação objetiva: lavagem de dinheiro e outros temas do Direito Penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

CASTRO, Francisco José Viveiros de. Os delictos contra a honra da mulher: adultério, defloramento, estupro. A sedução no direito civil. Rio de Janeiro, 1897. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/bibliotecadigital/OR/49820/pdf/49820.pdf> Acesso em: 26 out. 2014.

LOPES NETO, João Simões. Contos gauchescos e lendas do sul. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2013.

MAROBIN, Luiz. A literatura no Rio Grande do Sul: aspectos temáticos e estéticos. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1985.

Published

2016-06-29

Issue

Section

GT 1