“Você é um bicho, Fabiano": Reflexões a partir da obra “Vidas secas” de G. Ramos

Authors

  • Daniela dos Santos Faculdade Meridional (IMED)
  • Salete Oro Boff Faculdade Meridional (IMED)

Keywords:

dignidade da pessoa humana, migração interna, “Vidas secas”.

Abstract

A narrativa inicia com Fabiano, um nordestino pobre e ignorante, sua mulher Sinhá Vitória, os dois filhos e a cadelinha Baleia, ‘retirantes’ em busca de uma vida melhor. Depois de caminharem sob o sol escaldante encontram uma fazenda abandonada e desejam ficar por ali. A chuva chega e juntamente com elas o dono da fazenda que tenta expulsar Fabiano, mas o nordestino diante de sua desgraça oferece seu trabalho, o dono da fazenda aceita. Em meio à exploração e com a seca, a única alternativa é se retirarem. As condições sub-humanas de sobrevivência vividas pelos personagens retratam a animalização do homem hostilizado pelo ambiente e a necessidade da busca de uma vida mais justa e humana. Diante das mazelas apresentadas na obra observa-se um fenômeno que continua ocorrendo no Brasil: a migração interna. A seca traz milhares de nordestinos aos grandes centros à procura de oportunidades, e de melhores condições de vida diante da hostilidade que o meio lhes impõe. Porém, essa migração traz sérias consequências, primeiramente, porque as cidades não são projetadas para receber esse número de pessoas e nem o mercado de trabalho possui postos para absorver a mão de obra, geralmente sem qualificação. As necessidades fazem com que os ‘retirantes’ se submetam ao mercado informal e, consequentemente, desprovidos de direitos trabalhistas e previdenciários, o que resulta na exploração de mão de obra barata e, até, em condições próximas à escravista, tornando o homem “bichos-coisas”. O método adotado é o indutivo e a técnica de pesquisa a bibliográfica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniela dos Santos, Faculdade Meridional (IMED)

Mestranda em Direito, Democracia e Sustentabilidade pela Faculdade Meridional (IMED), Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Regional Integrada-Erechim, Professora da Universidade de Passo Fundo e Advogada. Passo Fundo – RS – Brasil.

Salete Oro Boff, Faculdade Meridional (IMED)

Pós-Doutora em Direito-UFSC. Professora do PPG Direito da Faculdade Meridional (IMED).

References

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. de Roberto Raposo; introdução de Celso Lafer. São Paulo: USP, 1981.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana direito constitucional contemporâneo. Belo Horizonte: Fórum, 2013.

FIGUEIREDO, Mariana Filchtiner. Direito fundamental à saúde: parâmetros para sua eficácia e efetividade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 74. ed. Rio; São Paulo: Record, 1998.

SANTOS, Regina Bega. Migração no Brasil. São Paulo: Scipione, 1994.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. 5. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2007.

Published

2016-06-29

Issue

Section

GT 1