DO SENTIMENTO DO MUNDO FREUDIANO E SUAS DERIVAÇÕES ATÉ A AMBIVALÊNCIA DO PAPEL REPRESENTADO PELO DIREITO EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA

Authors

Keywords:

Sentimento do mundo freudiano, Direito, pandemia

Abstract

Este artigo tem como fio condutor a expressão sentimento do mundo freudiano, que é fruto de uma aproximação semântica entre a expressão sentimento oceânico presente na obra freudiana e a expressão sentimento do mundo contida em poema homônimo. Após essa breve digressão em torno da construção da expressão, este trabalho analisa o que seria esse sentimento e quais seriam suas derivações a partir da psicanálise. Constata-se que suas derivações podem ser observadas tanto sob a dimensão da ontogênese quanto da filogênese de modo que é possível compreender o papel desempenhado por instituições sociais como o Direito através da articulação dessas duas dimensões. Como resultado de um processo civilizacional, o Direito desempenha um papel ambivalente que, todavia, não possui uma articulação pacífica nos termos de uma concordância social, já que é comum a existência de desvios aos valores colocados pelas instituições sociais. Por fim, esse papel ambivalente será exemplificado nesse texto através das disputas em torno do Direito em um contexto de pandemia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Júlia Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda da Linha História, Poder e Liberdade (PPGD-UFMG) e Pesquisadora Bolsista (CAPES).

References

ANDRADE, Carlos Drummond de. Sentimento do Mundo. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FREUD, Sigmund. Além do Princípio de Prazer. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Vol. XVIII (1925-1926). Rio de Janeiro: Imago, 1996a.

FREUD, Sigmund. O Futuro de uma Ilusão. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Vol. XXI (1927-1931). Rio de Janeiro: Imago, 1996b.

FREUD, Sigmund. O Mal-estar na Civilização. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Vol. XXI (1927-1931). Rio de Janeiro: Imago, 1996c.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo: Sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. v. 2.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1978.

Published

2021-12-08

Issue

Section

GT 4 Direito e Humanidades