O CONTROVERSO ENTENDIMENTO DE HANNAH ARENDT SOBRE RACISMO: EXPERIÊNCIA E POSIÇÃO

Authors

  • Miria de Moura Carvalho Marques Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus SLG
  • Cristiane Menna Barreto Azambuja

Keywords:

Racismo, Hannah Arendt, dessegregação educacional, Little Rock

Abstract

Em 1954, a Suprema Corte deliberou pela integração de brancos e negros nas escolas. Em 1959, a partir de uma de uma fotografia, que estampava uma menina negra saindo de uma escola recém-integrada em Little Rock, Hannah Arendt manifestou-se em um ensaio. Suas colocações foram criticadas pelo movimento negro estadunidense, pois foram perceptíveis ponderações controversas à dessegregação racial. Ela própria admitiu seu equívoco, anos depois, quando afirmou não ter compreendido o ideal de sacrifício dos negros. Este trabalho objetiva aprofundar as noções que fundamentaram um posicionamento arendtiano tão categórico sobre o racismo, considerando, essencialmente, as experiências prévias de Arendt como fatores relevantes.  Com a pesquisa, pretende-se responder a questão: como as vivências de Arendt influenciaram seu entendimento sobre o preconceito racial estadunidense eseu ensaio intitulado “Reflexões sobre Little Rock”? Para tanto, o método de abordagem será o indutivo, partindo-se da análise do texto para compreender a perspectiva arendtiana sobre o racismo. O método de procedimento será o monográfico, para que se investigue o tema em profundidade. Enfatiza-se que o trabalho em questãorevela-se como valoroso para a área do Direito e das Humanidades, abrangendo um tema fundamental (o racismo) à sociedade preocupada em proporcionar a igualdade material a todos.

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Author Biographies

Miria de Moura Carvalho Marques, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus SLG

Acadêmica do Curso de Direito na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Cristiane Menna Barreto Azambuja

Mestra em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Direito
da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de São Luiz Gonzaga, Rio
Grande do Sul, Brasil.

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Published

2022-11-10

Issue

Section

GT 4 Direito e Humanidades