CHEIO DE SUBTERFÚGIOS: ANÁLISE DA PREDOMINÂNCIA DO DISCURSO JURÍDICO SOBRE O POPULAR NO SAMBA JUSTIÇA GRATUITA DE NEI LOPES

Autores

  • André Rodrigues Pádua
  • Julia Veiga Camacho

Palavras-chave:

linguagem, discurso jurídico, discurso popular, samba, ideologia.

Resumo

Os discursos difundem conteúdos ideológicos, e encontram-se em constante embate pela predominância social de suas formas e significados; para Warat, o discurso jurídico é legitimado à produção e reprodução ideológica das relações de poder em detrimento às demais formas discursivas, inclusive ao discurso popular. Assim, o presente trabalho busca analisar de que forma a relação entre discurso jurídico e discurso popular é apresentada no samba Justiça gratuita, de Nei Lopes, analisando-se descritivamente o poema desta música para extrair os recursos expressivos que ilustram a dinâmica dos discursos de suas personagens, relacioná-los com os conceitos de discurso jurídico e popular, com as considerações de Warat acerca do valor social do discurso jurídico, e a perspectiva sociológica e linguística do samba enquanto expressão do discurso popular. Busca-se concluir que o samba, alinhado com o pensamento de Warat, apresenta o discurso jurídico como instância normalizadora de significações sociais, impondo-se sobre outros tipos discursivos, de forma a exercer controle ideológico social. Metodologicamente, trata-se de pesquisa tipo jurídico-explicativa, realizada a partir da pesquisa bibliográfica em teoria literária, direito, linguística, e música, usando-se da interdisciplinaridade como construção de conhecimento integrado dessas diversas áreas.

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Publicado

2022-11-10

Edição

Seção

GT 2 Direito, linguagem e narrativa