THE SALESMAN, O SOFRIMENTO DO IMPOTENTE E A INVISIBILIZAÇÃO DA VÍTIMA NO PROCESSO CRIMINAL

Autores/as

Resumen

Sabe-se que no processo criminal brasileiro há dois agentes indispensáveis: o ofensor e o ofendido, sendo o último sucumbido e instrumentalizado no momento em que o Estado entra na relação jurídica. Nesse panorama, o trabalho objetiva analisar a narrativa fílmica The Salesman (2016), a fim de explicitar aspectos relativos ao trauma decorrente da posição de vítima assumida na prática do crime, e a partir disso, delinear uma crítica à invisibilização desta no processo criminal. A presente pesquisa é fruto de revisão bibliográfica, tendo como pilar as ideias de Alline Pedra Jorge, Howard Zehr, Elizabeth Elliott, Antônio Garcia-Pablos de Molina e Luiz Gomes, bem como relatos de experiência realizados durante as atividades do Laboratório de Pesquisa em Filosofia, Direito e Audiovisual (LAPEFIDA/CNPQ/UNEB). Compreende-se, então, que há uma busca obstinada para penalizar como método de retribuição e prevenção de crimes, porém, por outro lado, os sujeitos que ocupam a situação conflitante não possuem a oportunidade de restaurar, de fato, o que foi transgredido, além de lidar com processos de revitimização realizados pela sociedade e pelo próprio Estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emanuelle Fabrícia Sousa Novais, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia( DCHT) - Campus XX. Associada à Rede Brasileira de Direito e Literatura(RDL).Integrante do Laboratório de Pesquisa em Filosofia, Direito e Audiovisual (LAPEFIDA-UNEB), coordenado pela Prof Dra. Samene Batista. Presidente da Liga Acadêmica de Discurso, Oratória, Retórica e Argumentação(LADIORA-UNEB) e estagiária do Ministério Público da Bahia. Email: manunovais2@gmail.com.

Natiele de Lima Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do curso de Direito pela Universidade do Estado da Bahia - Campus XX - Brumado. Estagiária do Escritório de Advocacia e Consultoria Jurídica Sandro Sodraque Xavier. Associada à Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Filosofia, Direito e Audiovisual (Lapefida-UNEB), coordenado pela Prof Dra. Samene Batista. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Prisões, Violência e Direitos Humanos (NEPP-UESB), coordenada pela Prof. Dra. Odilza Lines. E-mail para contato: natieleacademico@gmail.com.

Publicado

2024-06-04

Número

Sección

GT 4 Direito e Humanidades