“Quarto de despejo”: uma denúncia literária-jurídica e política acerca da invisibilidade e exclusão da mulher pobre e negra no brasil

Autores/as

  • Cândice Lisbôa Alves Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Palabras clave:

Carolina Maria de Jesus, literatura marginal, exclusão social

Resumen

O artigo tratou da obra Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus. Investigou a exclusão da mulher pobre e negra na sociedade brasileira da década de 1960, situação que permanece até os dias atuais. O problema de pesquisa foi identificar como a obra literária pode ser percebida como objeto de denúncia das mazelas sociais padecidas por mulheres negras e pobres no Brasil. A hipótese de trabalho é a de que Carolina Maria de Jesus foi uma mulher invisibilizada, sem lugar e excluída: nem na pobreza, tampouco após o sucesso de Quarto de Despejo foi reconhecida como poeta ou teve melhores condições materiais de existência. Por meio da análise jurídico-literária, pelo prisma proposto, se desvelou, com nitidez, a realidade do determinismo e vulnerabilidade social da classe apontada, situação que não é trabalhada por meio das lentes do Direito, viciadas por uma suposta igualdade formal que desconsidera as vicissitudes da vida real. Analisou-se o imbricamento entre a autora eleita e sua obra autorreferenciada, assim como seu silenciamento seletivo por meio da mídia e do discurso oficial, maneira de contê-la e não lhe proporcionar pertencimento no meio literário. A pesquisa foi bibliográfica, exploratória e o método empregado foi o argumentativo.

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Biografía del autor/a

Cândice Lisbôa Alves, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professora de Direito Constitucional da Graduação e Mestrado em Direito da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2018-08-18

Número

Sección

GT 2 Direito, linguagem e narrativa