RASHOMON: UMA NOVA NARRATIVA PARA O DIREITO

Autores/as

  • Carlos Roberto Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Edna Raquel Hogemann Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Direito Curvo, Cinema, Narratividade, Rashomon

Resumen

Baseado nos princípios do narrativismo jurídico e usando uma metodologia qualitativa descritiva, o trabalho estuda as dificuldades enfrentadas por um julgador a partir do filme Rashomon –dirigido por Akira Kurosawa, Japão, 1950 – ambientado no final da era Heian (794-1185), no qual quatro pessoas apresentam versões subjetivas, alternativas e aparentemente contraditórias de um mesmo crime. A narrativa se inicia com a descoberta  por um lenhador do cadáver de um samurai, o que dá causa à instauração de uma investigação. Ao longo do filme, pode-se observar a dificuldade de construir uma explicação e compreensão verossímil do ocorrido através de um processo de atribuição de sentido, bem como de promover uma interação de bases fáticas e sua conclusão em uma narrativa coerente. Ao mesmo tempo, são apresentados os óbices criados pelos contraditórios depoimentos para o estabelecimento de uma cadeia argumentativa por vínculos lógico-formais de dedutibilidade, fragilizando a consistência discursiva da atribuição de sentido dada ao par ocorrência-resultado. Ipso facto, a promoção do devido enquadramento dos fatos no sistema normativo, para deles extrair determinada consequência jurídica representa um desafio para a capacidade do julgador.

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Biografía del autor/a

Carlos Roberto Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Fundamentos Jurídicos - Escola de Ciências Jurídicas - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Edna Raquel Hogemann, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Fundamentos Jurídicos; Bioética

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Publicado

2021-12-08

Número

Sección

GT 4 Direito e Humanidades