“É ASSIM QUE ACABA”: A PERSPECTIVA DA VÍTIMA NA RELAÇÃO VIOLENTA - UMA INTERSECÇÃO ENTRE DIREITO E LITERATURA.

Auteurs

  • Valdeir Ribeiro de Jesus UFMT
  • Anavinia Moreira de Pinho UFMT
  • Aline Cristina de Souza UFMT

Résumé

O trabalho faz uma análise interseccional entre o Direito e Literatura. Demonstra como duas ou mais ciências podem ser trabalhadas em conjunto, auxiliando uma à outra, neste caso para otimizar a aplicação de normas jurídicas e produção de saber jurídico e interpretação de acontecimentos do cotidiano. Aborda a violência doméstica e familiar contra a mulher mediante a visão de vítimas, através do livro literário ficcional “É assim que acaba” (Colleen Hoover) procedimentalmente em conjunto com a autobiografia (“Sobrevivi... posso contar”) de Maria da Penha Maia Fernandes, caso verídico que acarretou a responsabilização internacional do Brasil, resultando na Lei n.º 11.340/2006, normativa que utilizada.  A partir dos relatos das protagonistas será observado o ciclo de violência, correlacionando com a vida das personagens, permitindo a generalização para refletir sobre outras vítimas reais e viabilizar a interpelação do sistema jurídico e suas proteções em relação às mulheres vítimas de violências. Conclui pela possibilidade de uso de uma obra literária com significativa repercussão e vendas, que originariamente não se propôs a ser insumo ao Direito, servir ao reconhecimento do ciclo da violência, da condição de vítima e ao conhecimento de direitos e à aplicação do Direito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Valdeir Ribeiro de Jesus, UFMT

 

 

Anavinia Moreira de Pinho, UFMT

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão "GeoSViDiH-HeForShe". Barra do Garças (MT), Brasil. (http://lattes.cnpq.br/5759556162450633).

Aline Cristina de Souza, UFMT

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia. Membro do Grupo de Pesquisa e Extensão "GeoSViDiH-HeForShe", pesquisadora de gênero e sexualidade. Barra do Garças (MT), Brasil. (https://lattes.cnpq.br/6196535339597177).

Téléchargements

Publiée

2024-06-04

Numéro

Rubrique

GT 3 O Direito através da literatura