Memórias da casa dos mortos”: uma análise jurídico-literária da temática penitenciária brasileira

Auteurs

  • Lorenna Costa Oliveira Faculdade Santo Agostinho

Mots-clés :

sistema prisional, estado democrático de direito, direito e literatura, ressocialização.

Résumé

O presente trabalho se propõe a analisar a questão prisional brasileira, bem como sua evidente crise, por meio de uma visão interdisciplinar proporcionada pelas relações entre o Direito e a Literatura, tendo como pano de fundo a obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski, Memórias da Casa dos Mortos. A obra em questão assume um caráter autobiográfico, uma vez que o personagem principal – Alieksandr Pitróvitch – foi baseado na vivência do autor, que também sofreu a experiência do cárcere; e possibilita uma análise do sistema prisional brasileiro e suas mazelas decorrente da compreensão proporcionada pelo estudo do Direito a partir da Literatura, com foco no Estado democrático de Direito e sua (in)existência frente à questão prisional, em face das graves violações perpetradas diuturnamente aos direitos humanos e às garantias fundamentais. Ademais, proporciona também uma visão bastante humanizada do tema, uma vez que o autor trata de descrever minuciosamente os personagens reclusos, abrangendo não apenas os aspectos objetivos dos abusos sofridos, como também os danos psicológicos deles advindos. Assim, por meio desta análise jurídico-literária, buscar-se-á uma compreensão humanizada da questão prisional, bem como a constatação de sua real eficácia ou ineficácia, passando pela utopia da ressocialização, diante da triste e alarmante realidade de ultrajes e violências presentes nos presídios e do modo como se é pensada e trabalhada a política criminal; de modo que a experiência da prisão assemelhada com a da morte, nos revela o quanto o claustro não cumpre seu papel de (re)socialização e instrumento de reinserção do apenado na sociedade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lorenna Costa Oliveira, Faculdade Santo Agostinho

Graduada em Direito com láurea acadêmica pela Faculdade Santo Agostinho; Pós-Graduanda em Família e Políticas Públicas pela Faculdade Santo Agostinho; Advogada.

Références

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2013.

BARROSO, Luís Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades da constituição brasileira. 4. ed., ampl. atual., Rio de Janeiro: Renovar, 2000.

BITENCOURT, Cezar Roberto, Falência da pena de prisão: causas e alternativas. São Paulo: Saraiva, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 2013.

CARVALHO, Walkyria. Memórias da casa dos mortos, de Fiodor Dostoiévski: obra do escritor russo continua atual em relação às condições carcerárias no Brasil. Revista Visão Jurídica. Disponível em <http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/57/artigo209006-2.asp> Acesso em: 15.fev.2014.

DOSTOIÉVSKI, Fiodor. Memórias da casa dos mortos. (1862) Trad. de Natália Nunes e Oscar Mendes. Porto Alegre: L&PM Editores, 2008.

ROSA, Alexandre; KHALED JÚNIOR, Salah H. In dúbio pro hell: profanando o sistema penal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

SUMARIVA, Paulo. Criminologia: teoria e prática. Niterói: Impetus, 2013.

TRINDADE, André Karam. “Pedrinhas” no caminho do Estado Democrático de Direito. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2014-jan-18/diario-classe-pedrinhas-caminho-estado-democratico-direito> Acesso em: 18.jan.2014.

WACQUANT, Loïc. As prisões da miséria. Trad. de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

Téléchargements

Publiée

2016-07-18

Numéro

Rubrique

GT 1