Injustiças sociais e violação de direitos na obra “Palha de Arroz”, de Fontes de Ibiapina

Auteurs

  • Diná Pereira da Silva Neres Faculdade Santo Agostinho
  • Silvana Maria Pantoja dos Santos Faculdade Santo Agostinho

Mots-clés :

direito, literatura, “Palha de Arroz”, Fontes Ibiapina.

Résumé

A relação entre Direito e Literatura efetiva-se de diferentes formas, especificamente por apresentar procedimentos interpretativos assemelhados. Dentre as diferentes concepções dessa relação tem-se o Direito na Literatura que consiste na presença de aspectos jurídicos na obra literária, com possibilidades de se repensar o Direito a partir de uma visão para além do caráter tecnicista. Ante o exposto, propõe-se como objetivo geral analisar as injustiças sociais e consequente violação da norma jurídica na obra “Palha de Arroz” (2007), do escritor piauiense Fontes Ibiapina. O romance denuncia a exclusão social e práticas de ilegalidades envolvendo incêndios criminosos em bairros suburbanos de Teresina na década de 1940, do século XX. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo como fundamentação teórica básica a Constituição Federal, a visão de Sarlet (2008) e Bobbio (2004) no Direito; da corrente do Direito e Literatura Godoy (2008), Trindade (2008), além da visão de Wacquant (2005) quanto ao aspecto sociológico. A compreensão do Direito à partir do texto literário, possibilita a análise crítico-reflexiva de temas sóciojurídicos do acadêmico do curso de Direito a partir de possibilidades de releituras acerca de um imaginário de direitos presentes no texto literário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Diná Pereira da Silva Neres, Faculdade Santo Agostinho

Graduanda do 5º período do curso Bacharelado em Direito - Faculdade Santo Agostinho – FSA. Graduada em História e Especialista em História do Brasil pela Universidade Estadual do Piauí - UFPI.

Silvana Maria Pantoja dos Santos, Faculdade Santo Agostinho

Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora da Disciplina Direito e Literatura do curso Bacharelado em Direito da Faculdade Santo Agostinho – FSA. 

Références

BOBBIO, Norberto. A Era Dos Direitos. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2008.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Estado de direito. Lisboa: Gradiva, 1999b.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito e literatura: ensaios de síntese teórica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

Ibiapina, Fontes. Palha de Arroz. Teresina. Oficina da Palavra. 5. ed., 2007.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 9. ed. Porto Alegre. Livraria do Advogado. Ed. 2008.

SILVA, José Afonso da. A dignidade da pessoa humana como valor supremo da democracia. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, n. 212, p. 91-92, abr./jun. 1998b.

SANTOS, André Leonardo Copetti; OLIVEIRA JÚNIOR, Paulo Eduardo D. de. O favelado/diferente como inimigo: a seletividade criminalizante e o papel da mídia na difusão do medo como estratégia de controle social. In: GAGLIETTI, Mauro José; DEL'OLMO; Florisbal de Souza (Org.). Diálogo e entendimento: direito e multiculturalismo & cidadania e novas formas. Rio de Janeiro: GZ Forense, 2011. v. 3, p. 92-123.

SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos. Direito e Literatura: violação do princípio da dignidade da pessoa humana em crônicas da escravidão de Machado de Assis. In: MENDES, Algemira de Macedo; FERREIRA, Elio (Org.) Literatura, história e cultura afro-brasileira e africana: memória, identidade, ensino e construções literárias. Teresina: UFPI, 2013.

TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; COPETTI NETO, Alfredo (Org.). Direito & literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

TÁVORA, Nestor; ALENCAR, Rosmar Rodrigues. Curso de direito processual penal. 8. ed. Rio de Janeiro: Juspodivn, 2013.

WACQUANT, Loïc. Os condenados da cidade: estudos sobre marginalidade avançada. 2. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

Téléchargements

Publiée

2016-07-18

Numéro

Rubrique

GT 1