Análise do contrato entre Shylock e Antônio sob a ótica de Robert Alexy

Auteurs

  • Irene Celina Brandão Félix Universidade Católica de Petrópolis
  • Jessica Vasconcelos Soares Universidade Católica de Petrópolis

Mots-clés :

direitos humanos, injustiça, moralidade, pretensão de correção, validade.

Résumé

A partir da leitura do texto Direito, moral e a existência de direitos humanos, de Robert Alexy, pretende-se mostrar que a mera legalidade de um ato não implica necessariamente a sua justiça e moralidade. Objetiva-se comprovar esse argumento por intermédio da análise do contrato firmado entre Shylock e Antônio, narrado por William Shakespeare em O mercador de Veneza, cujos termos se resumem ao empréstimo de vultosa quantia e à possibilidade de o judeu, posto que frequentemente humilhado por sua condição, retirar uma libra de carne do corpo de Antônio, no caso de descumprimento. Trata-se de investigar, pelo viés da teoria da conexão, defendida por Alexy, a importância da pretensão de correção, que pressupõe necessariamente a relação entre direito e moral. Segundo o autor, são essenciais três elementos para a composição da norma, a saber: emissão de autoridade, eficácia social e correção de conteúdo. Com esse último componente, baseado na fórmula de Radbruch, Alexy defende que a norma extremamente injusta não deverá ser obedecida, por ferir a esfera moral da justiça. Como observa Alexy, a norma não pode sobrepor-se à justiça, especialmente quando uma extrema injustiça é identificada, e, como consequência, o direito torna-se inválido.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Irene Celina Brandão Félix, Universidade Católica de Petrópolis

Mestranda em Direito na Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Jessica Vasconcelos Soares, Universidade Católica de Petrópolis

Graduanda em Direito na Universidade Católica de Petrópolis

Références

ALEXY, Robert. Direito, moral e a existência dos direitos humanos. Tradução Veyzon Campos Muniz. 51/Direito_Moral_e_a_Exist%C3%AAncia_de_Direitos_Humanos_Law_Morality_and_the_Existence_of_Human_Rights>. Acesso em: 4 de janeiro de 2017.

ALEXY, Robert. Teoria da argumentação jurídica. São Paulo: Landy, 2001. 355p.

DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípio. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 593p.

GUBERT, Roberta Magalhães. Mauerschutzen (o caso dos atiradores do muro) e a pretensão de correção do direito na teoria de Robert Alexy: aportes hermenêuticos ao debate acerca da relação entre direito e moral. Dissertação (Mestrado em Direito) – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, 2007. 173 f.

JARDIM, Maria Antônia; A importância da ética na educação: a mais valia ricoeuriana. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE - Eletrônica, n. 2, v. 20, p. 59-81, jul.-dez., 2004. Disponível em: . Acesso em: 4 de janeiro de 2017.

JUNQUEIRA, Eliane Botelho. Literatura e ciências sociais: oficinas de percepção da realidade social. In: ___ Literatura e direito: uma outra leitura do mundo das leis. Rio de Janeiro: Letra Capital, 1998. p. 19-30.

OLIVEIRA, Mara Regina. O mercador de Veneza e o problema da justiça. Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo, n. 232, p. 293-317, jan.jun., 2009.

OLIVO, Luis Carlos Cancellier. O estudo do direito através da literatura. Tubarão: Editorial Studium, 2005. 93p.

RICOEUR, Paul. Abordagens da pessoa. In: Leituras 2: a região dos filósofos. Tradução Marcelo Perine e Nicolás Nyimi Campanário; revisão Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Loyola, 1996. p. 163-180

SHAKESPEARE. O mercador de Veneza. In: ___As alegres comadres de Windsor; Medida por medida; O sonho de uma noite de verão; O mercador de Veneza; A megera domada; Sonetos. Tradução F. Carlos de Almeida Cunha Medeiros, Oscar Mendes e Ivo Barroso. São Paulo: Copyright Abril S.A. Cultural e Industrial, 1978. p. 281-367.

TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães. Direito e Literatura: aproximações e perspectivas para se repensar o direito. In: TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; COPETTI NETO, Alfredo (Org.). Direito & literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 11-66.

TRINDADE, André Karam. Pórcia e os limites da interpretação do direito. Revista Novos Estudos Jurídicos - Eletrônica, v. 19, n. 3, p. 755-786, set-dez, 2014.

Téléchargements

Publiée

2017-07-15

Numéro

Rubrique

GT 3 O Direito através da literatura