Aproximações teóricas entre o direito e a sétima arte: uma análise do filme "A dama dourada" a partir da teoria dos direitos fundamentais

Autores

  • Alana Lima de Oliveira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Loriene Assis Dourado Duarte Faculdade Cesrei

Palavras-chave:

objetividade, transjuridicidade, direitos fundamentais, cinema

Resumo

O diálogo com outros campos do saber corrobora a premissa de que o direito não pode ser interpretado apenas como um conjunto fechado de regras e normas, podendo e devendo ser ressignificado. É nesse contexto que o movimento teórico Law and Literature possibilita discutir, pensar e praticar o direito para além do positivismo jurídico. Com base nesse pressuposto teórico é que lançaremos mão da sétima arte, através do filme A dama dourada, trazendo à tona a discussão acerca de uma história baseada em fatos reais que retrata a vida de uma família judia cuja dignidade foi violada pelo totalitarismo do Estado Nazista ao usurpar seus bens - dentre os quais, uma famosa obra de arte - suas memórias e histórias em nome da lei. O presente trabalho objetiva problematizar o direito através da arte, buscando investigar como o cinema pode ajudar na compreensão do direito e institutos jurídicos, por meio de uma pesquisa de tipo descritiva bibliográfica, cujas impressões sinalizam no sentido de ser possível afirmar que o cinema constitui um recurso eficaz para a concepção pós-moderna e transdisciplinar do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loriene Assis Dourado Duarte, Faculdade Cesrei

Licenciada em Letras. Professora da rede pública de ensino do Estado da Paraíba. Graduanda do Curso de Direito da Faculdade Cesrei.

Referências

ASSMANN, Aleida. Lembrar para não repetir. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/564/lembrar-para-nao-repetirAcesso em: 17 out. 2016.

CINEMA UOL. Quadro de Klimt roubado por nazistas vira história de cinema; conheça. Disponível em: http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2015/08/12/quadro-de-klimt-roubado-por-nazistas-vira-historia-de-cinema-conheca.htm. Acesso em: 17 out. 2016.

MARMELSTEIN, George. Curso de Direitos Fundamentais. São Paulo: Atlas, 2011.

MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito. São Paulo: Atlas, 2012.

RODRIGUES JÚNIOR, Otavio Luiz. O quadro de US$ 135 milhões e a sua história judicial. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2012-jul-04/direito-comparado-quadro-us-135-milhoes-historia-judicial. Acesso em: 17 out. 2016.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Edição

Seção

GT 4 Direito e Humanidades