MULHERES NA MÚSICA: ESTUDO SOBRE A DISCRIMINAÇÃO NO BRASIL DO SÉCULO XIX E SEU REFLEXO NA ATUALIDADE

Auteurs

  • Rildo Amorim da Silva Junior UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Tharine Cunha de Oliveira

Mots-clés :

Mulheres na música, século XIX, igualdade de gênero

Résumé

Em A dominação Masculina, Bourdieu apresenta a maneira como se estabeleceu durante séculos os esquemas de doutrinação que anunciavam a mulher como ser mais fraco nas mais variadas relações. É importante ressaltar que a produção das leis também acompanhava esse fenômeno, a qual teve uma brusca mudança em 1988, quando se consagrou na base da atual Constituição tanto a igualdade formal, manifestada no artigo 5º, inciso I – “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição” –, como a igualdade material, ao estabelecer discriminações positivas a favor da mulher. Tendo como parâmetro a igualdade entre os sujeitos, percebe-se que a aplicação hodiernamente ainda é um ideal a ser alcançado, o que nos desafia a voltar os olhos para o documento histórico na tentativa de examinar os motivadores destas práticas sociais que persistem até hoje. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo histórico sobre a discriminação das mulheres no Brasil, tomando por amostra a mulher musicista do século XIX, o que se fará a partir de pesquisa bibliográfica e documental que analisará as práticas sociais na tentativa de evidenciar a influência destas na contemporaneidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rildo Amorim da Silva Junior, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Graduando em Direito na Universidade do Estado do Amazonas

Tharine Cunha de Oliveira

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA), Manaus, Amazonas, Brasil

Références

ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: ADORNO, Theodor. Os pensadores. São Paulo: Nova cultural, 1996. p.65-108.

BRASIL. Ministério da Justiça. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado Federal, 1988.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. -2ª ed.- Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

KINDERSLEY, Dorling. Música: guia visual definitivo. São Paulo: Publifolha, 2014.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 28ª ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 38.

OLIVEIRA, Tharine; PÁSCOA, Luciane. Representações de mulheres na música no século XIX: um estudo iconográfico de obras de arte inventariadas em base de dados virtuais. Monografia (Graduação em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016. f.42.

PRADO, Maria Ligia; FRANCO, Stella Sacatena. Participação feminina no debate público brasileiro. In: PINSK, Carla; PEDRO, Maria João (Orgs.). Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2016. p. 194-217.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. -3ª ed.- São Paulo: Cortez, 2010.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.

VICENTE, Filipa Lownder. A arte sem história: mulheres e cultura artística (séculos XVI-XX). Lisboa: Babel, 2012.

Fontes Eletrônicas:

ARAÚJO, Bráulio Santos Rabelo. O conceito de aura, de Walter Benjamin, e a indústria cultural. Pós, São Paulo, v. 17, n. 28, dez. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43704/47326>. Acesso em: dez. 2018.

MACIEL, Eliane Cruxên Barros de Almeida. A Igualdade Entre os Sexos na Constituição de 1988. disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/159/10.pdf?sequence=>

MONTESANTI, Beatriz. Quais são os obstáculos para uma maior representação das mulheres na música. Disponível em: <http://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/24/Quais-são-os-obstáculos-para-uma-maior-representação-das-mulheres-na-música> Acesso em: 12 de dez 2018.

TICK, Judit. et al. "Women in music." Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press, accessed August 9, 2017, <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/52554>.

VERSEHGI, Natália. Assédio e preconceito uma realidade oculta das orquestras. Disponível em: <http://medium.com/@natliaversehgi/assédio-e-preconceito-uma-realidade-oculta-das-orquestras-ccb08120a204> Acesso em: 12 dez 2018.

Téléchargements

Publiée

2019-10-11

Numéro

Rubrique

GT 4 Direito e Humanidades