REGIMES DE VISUALIDADE EM THE HANDMAID'S TALE: MEMÓRIA RELIGIOSA E POLÍTICA NO BRASIL E EM GILEAD

Auteurs

  • João Pedro Souza Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Campus XX (Brumado-BA).
  • Samene Batista Pereira Santana pela Mediterranea International Centre for Human Rights Research (MICHR); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Campus XX (Brumado-BA).

Mots-clés :

liberdade de culto, laicidade, Estado, The Handmaid’s Tale.

Résumé

RESUMO: O presente trabalho é fruto de investigações no Laboratório de Pesquisa em Filosofia, Direito e Audiovisual, e tem como escopo a investigação das relações entre o Estado Brasileiro e as Igrejas Cristãs, sobretudo os pontos de interseção com o regime teocrático e fundamentalista apresentado em The Handmaid’s Tale, série estadunidense da plataforma de streaming Hulu. Tendo por propósito o exame das relações discursivas entre o Estado brasileiro e as Igrejas Evangélicas Pentecostais, investigamos, a partir da análise dos princípios constitucionais, o atravessamento do Cristianismo - que se faz presente desde os tempos pré-coloniais - nas decisões políticas brasileiras. O artigo 5º da Carta Magna de 1988 elenca em seu bojo um enumerado principiológico, como a liberdade de culto, que assegura a realização das práticas litúrgicas, como dispõe o inciso VI do referido artigo. Nesse sentido, esta pesquisa tem por hipótese a fragilidade da garantia do Estado laico, no atual momento político nacional, e examina os regimes de visualidade e de visibilidade da série de televisão The Handmaid’s Tale, trazendo a tona os conceitos de Michel Foucault na História da Sexualidade Volume 4.

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Références

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Publiée

2021-12-08

Numéro

Rubrique

GT 4 Direito e Humanidades