DUELO DE OLHARES: O ESTRANHAMENTO AOS "OLHOS DE MADEIRA" SOB AS LENTES DE TOLSTÓI E DE DOSTOIÉVSKI

Auteurs

  • Roberta Puccini Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais

Mots-clés :

, estranhamento, execução penal, Fiódor Dostoiévski, Liev Tolstói, olhos de madeira.

Résumé

Viktor Chklóvski, crítico literário russo, atribui à experiência artística a capacidade de afastar as percepções automatizantes reproduzidas pelo hábito e pela linguagem cotidiana. Na medida em que a arte restitui ao objeto sua unicidade, na medida em que capta suas singularidades, ocultadas pelo véu do automatismo, provoca o estranhamento entre o quê é observado e a ideia dele introjetada como familiar. À luz de Chklóvski, Carlo Ginzburg, no ensaio inaugurador de Olhos de madeira, focaliza o estranhamento como procedimento literário usufruído por Tolstói: ante o reconhecido, seu olhar distante e circunspecto torna-o opaco e adventício, transpondo-o para a esfera da recriação. Assim, a literatura pode decodificar a lógica que enlaça o aparato jurídico ao imaginário social mediante a familiaridade de suas práticas. Essa potência manifesta-se quando a execução penal russa oitocentista é revisitada – e contestada – nos romances Escritos da casa morta, de Dostoiévski, e Ressurreição, de Tolstói. Sob esse ângulo, este trabalho busca compreender a maneira pela qual a tessitura do estranhamento se dá em ambas as narrativas. Ante a investigação, observa-se o germe de um duelo de olhares capaz de aguçar a catarse do direito – o renascimento de seus olhos de madeira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Roberta Puccini Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais

Références

ALIGHIERI, Dante. A divina comédia: Inferno. São Paulo: Editora 34, 2019. 232 p.

BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019. 144 p.

CHALÁMOV, Varlam. A margem esquerda (Contos de Kolimá 2). São Paulo: Editora 34, 2019. 304 p.

__________________. Contos de Kolimá. São Paulo: Editora 34, 2018. 304 p.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Escritos da casa morta. São Paulo: Editora 34, 2020. 408 p.

___________________. Notas de inverno sobre impressões de verão. In: DOSTOIÉVSKI, Fiódor (ed.). O crocodilo e Notas de inverno sobre impressões de verão. São Paulo: Editora 34, 2011. p. 87-168.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014. 296 p.

FRANK, Joseph. Dostoiévski: Os Anos de Provação. 1850-1859. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2021. 432 p.

_____________. Dostoiévski: Os Efeitos da Libertação, 1860-1865. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. 528 p.

GINZBURG, Carlo. Estranhamento: Pré-história de um procedimento literário. In: GINZBURG, Carlo (ed.). Olhos de madeira: nove reflexões sobre a distância. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 15-41.

LISPECTOR, Clarice. Mineirinho. In: LISPECTOR, Clarice (ed.). Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016, p. 386-390.

MIRANDOLA, Pico della. Discurso sobre a dignidade do homem. Belo Horizonte, Veneza: Âniyé, 2021. 160 p.

PAREYSON, Luigi. Dostoiévski: Filosofia, Romance e Experiência Religiosa. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012. 256 p.

PÚCHKIN, Aleksandr. A dama de espadas: prosa e poemas. São Paulo: Editora 34, 2018. 264 p.

STEINER, George. Tolstói ou Dostoiévski: um ensaio sobre o Velho Criticismo. São Paulo: Perspectiva, 2006. 296 p.

TOLSTÓI, Liev. Ressurreição. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. 448 p.

Téléchargements

Publiée

2022-11-10

Numéro

Rubrique

GT 3 O Direito através da literatura