Ensaio sobre a cegueira do encarceramento em massa: Saramago e a política de criminalização da pobreza

Autori

  • Caio Marcelo Cordeiro Antonietto Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Parole chiave:

direito e literatura, José Saramago, encarceramento em massa, processo de globalização.

Abstract

Na obra Ensaio sobre a cegueira José Saramago trabalha a reação do Governo diante de um problema inexplicado que acomete a população de uma cegueira branca e a reação destas pessoas a ação governamental. De sua obra se pode extrair os preconceitos e as arbitrariedades do Estado ao lidar com um problema social com a aplicação de um remédio afeito a modernidade, o encarceramento. Separam-se da sociedade os doentes até que na sua reclusão se curem, independente do auxílio externo, mantendo-os alimentados e abandonados a própria sorte. Na linha do que se denomina Direito na Literatura o presente trabalho tem por objetivo fazer um paralelo entre o remédio político aplicado pelo Governo à cegueira na obra de Saramago e o remédio político-jurídico aplicado pelo Estado às pessoas excluídas do mercado de consumo no sistema capitalista globalizado, qual seja, o encarceramento da pobreza. Para tanto, faz-se a análise da obra literária destacada à luz dos estudos sobre o desenvolvimento do sistema carcerário moderno e sua real motivação bem como das visões críticas da função da pena de prisão. Assim a pesquisa é centralizada na busca de explicações para manutenção de um sistema socialmente contraproducente e desumanizador que representa o cárcere como resposta estatal válida, legítima e jurisdicionalizada no Estado de Direito.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Caio Marcelo Cordeiro Antonietto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Mestrando em Direito (PUC/PR).

Riferimenti bibliografici

ARANA, Xavier. La globalización de las políticas em materia de drogas como obstáculo para la profundización em la democracia. In: ARANA, Xabier; HUSAK, Douglas;e SCHEERER, Sebastian. Globalización y drogas: políticas sobre drogas, derechos humanos y reduccion de riesgos. Madrid: Dykinson, 2003;

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. Trad. de Juarez Cirino dos Santos. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2002;

SANTOS, Juarez Cirino dos. A criminologia radical. 3. ed., Curitiba: Lúmen Juris, 2008;

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 23. ed., Trad. de Reginaldo Sant'Ana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. v. 2.

MELOSSI, Dario; PAVARINI, Massimo. Cárcere e fábrica: as origens do sistema penitenciário; séculos XVI-XIX). Trad. Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan, 2006.

SANTOS, Boaventrura de Souza. Os processos da globalização, In: SANTOS, Boaventrura de Souza (Org.). A globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SARAMAGO. José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Comp. das Letras, 2002.

SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de. A função social da terra. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 2003.

WACQUANT, Loic. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos: a onda punitiva. Trad. de Sérgio Lamarão. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2007.

ZAFFARONI, Eugenio Raul et al. Direito penal brasileiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2003. v. 1.

Pubblicato

2016-06-29

Fascicolo

Sezione

GT 1