UMA ANÁLISE DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA MACHADIANA: REFLEXÕES SOBRE O CONTO A TEORIA DO MEDALHÃO

Autori

Parole chiave:

Ensino jurídico, Teoria do Medalhão, Direito e Literatura.

Abstract

O objetivo do trabalho é propor uma reflexão acerca do ensino jurídico no Brasil e seus desafios atuais. Assim como Warat (1985), parte-se da hipótese de que o Direito para além de manuais e da aplicação da norma terá na Literatura o retrato da vida real ou imaginada. Neste artigo será feito um cotejamento com a obra A Teoria do Medalhão de Machado de Assis, publicada pela primeira vez em 1881, indicando sua atualidade quanto ao ensino jurídico brasileiro diante do quadro de crise apresentado por Streck (2014), de que o ensino jurídico no Brasil tem se deparado com múltiplas dificuldades, as quais, muitas vezes, podem redundar em uma formação educacional deficiente. O artigo pretende problematizar os pontos contidos na crítica machadiana ao ensino jurídico, levando em consideração o conteúdo da obra, o diálogo entre pai e filho ali retratado, que pode se comparar à sala de aula do cursos de Direito, buscando responder à indagação: o ensino jurídico está cumprindo sua função social? Metodologicamente, a pesquisa faz sobre o tema uma abordagem qualiquantitativa, com natureza de pesquisa aplicada, utilizando as técnicas de levantamento de dados, bibliográfico, documental e eletrônico.

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Biografie autore

Érica Maia Campelo Arruda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Direito e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Transformação Social (GPDHTS) e da Liga Acadêmica de Direito e Literatura (LADIL) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Link lattes:   http://lattes.cnpq.br/1982669843934440. E-mail: ericamaiaarruda@yahoo.com.br

Bruno Wanzeler da Cruz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando do curso de Letras pela Universidade do Estado do Pará. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Transformação Social (GPDHTS/UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Link lattes: http:lattes.cnpq.br/3660938255276314. E-mail: brunowanzelerjr@gmail.com.

Pubblicato

2022-10-11

Fascicolo

Sezione

GT 3 O Direito através da literatura