TORTO ARADO: UMA LEITURA INTERDISCIPLINAR DE TERRITÓRIO QUILOMBOLA A PARTIR DO DIREITO E DA GEOGRAFIA CULTURAL

Autores

  • Islane Archanjo Universidade Vale do Rio Doce
  • Iassmyn Vitoria Universidade Vale do Rio Doce

Resumo

RESUMO: O presente escrito pretende desvelar a abordagem do conceito de território simbólico-cultural quilombola escrito no romance de Torto Arado de Itamar Vieira Junior. Será empregada a modalidade de pesquisa qualitativa de análise bibliográfica. Diante da narrativa da obra Torto Arado, buscar-se-á o apoio central e interdisciplinar do direito e da geografia cultural para a assimilação do conceito de território simbólico. Em face dessa reflexão, observou-se que o livro menciona cinco vezes a expressão “quilombola” e uma vez a expressão “quilombo”. Segundo o art. 2º, do Decreto 4887/03, consideram-se quilombolas, os grupos étnico-raciais com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida. São terras utilizadas para a garantia de sua reprodução física, social, econômica e cultural. Nesse sentido, a ligação dos povos tradicionais à terra é tão importante que se entende que a manutenção do território está diretamente ligada à sobrevivência dos membros dessas comunidades, conforme se percebeu da leitura literária.

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Biografia do Autor

Islane Archanjo , Universidade Vale do Rio Doce

Mestra em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE, 2017). Abordou a temática do Território dos Povos Tradicionais Quilombolas em face do Decreto Presidencial nº 4.887/03, da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 3239/04 e dos estudos territoriais. Possui Especialização em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, 2016), especialização em Direito Público com ênfase em Gestão Pública pela Faculdade Damásio (2017), especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal também pela Faculdade Damásio (2016) e especialização em Educação à Distância 4.0 pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL, 2021). Ainda possui Complementação Pedagógica em Letras (Inglês/Português) pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI, 2021). É bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, (PUC Minas, 2013). Foi Assistente Judiciária de Pós-graduação do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG) no período de 16.03.16 a 12.06.17.Foi Pesquisadora financiada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES, 2015-2016). Foi Pesquisadora financiada pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa ? FIP / PUC Minas - 2011). Foi Coordenadora do Setor de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE, 2017). Foi Controladora Interna Municipal da Prefeitura de Santa Efigênia de Minas (2017-2018). Foi Estagiária do Núcleo de Prática Jurídica, Serviço de Assistência Jurídica - SAJ na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, 2012). Possui experiência como professora em graduação do Curso de Direito nas disciplinas de Direitos Humanos, Direito Constitucional e Processo Constitucional, Direito Penal, Processo Penal e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso. 

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Publicado

2024-02-26

Edição

Seção

GT 3 O Direito através da literatura