DIREITO E LITERATURA: DESAFIOS E PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Autores

  • Jânia Ribeiro Santana Centro Universitário FG - UniFG
  • Deborah Marques Pereira Clemente Centro Universitário FG - UniFG

Palavras-chave:

Ensino literário, Formação crítica e reflexiva, Multidisciplinaridade, Repensar o ensino jurídico.

Resumo

Muito se tem discutido na seara jurídica sobre a imprescindibilidade de se repensar o direito, buscando novos horizontes através da interação do saber jurídico com outras áreas do conhecimento. Diante disso, pretende-se identificar, a partir dos regramentos que tutelam os cursos de graduação em Direito, quais são os principais desafios e as perspectivas para a consagração da interseção entre o Direito e a Literatura. Portanto, se justifica na necessidade de tornar construtivas as discussões em torno do Direito, com vistas ao desenvolvimento de um pensamento voltado à compreensão da complexidade das relações humanas e de suas transformações, priorizando o ensino jurídico sob dimensões mais amplas e em interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Assim, tem-se o objetivo de demonstrar a importância da relação entre o Direito e a Literatura, procurando identificar quais as benesses da aproximação entre os dois campos, e de que forma essa interseção contribui para uma formação jurídica humana, crítica e reflexiva no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jânia Ribeiro Santana, Centro Universitário FG - UniFG

Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2009). Graduanda em Direito pelo Centro Universitário FG - UniFG. Conlusão em 2018. Tem experiência prática profissional na área de Administração.

Deborah Marques Pereira Clemente, Centro Universitário FG - UniFG

Graduada em Direito, Mestre em Desenvolvimento Social, aluna regular do Programa de Doutorado de Derecho pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Atualmente é professor do curso de Direito da Faculdade de Guanambi. Coordenadora do Observatório FG do Semiárido Nordestino. É coordenadora de Pesquisa e Extensão do Departamento de Direito da Faculdade Guanambi. Avaliadora da Revista FG Ciência da Faculdade Guanambi, Revista de Direito da Faculdade Guanambi e da Revista de Direito da Cidade da UERJ. Foi representante dos docentes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) para o biênio 2014-2015 na Faculdade Guanambi. Atua principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, direito civil, direito urbanístico, direito municipal, direito à cidade, desenvolvimento social e análises sócio-espaciais.

Downloads

Publicado

2019-10-11

Edição

Seção

GT 2 Direito, linguagem e narrativa