TODOS OS NOMES DISPONÍVEIS – A CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS DIGITAIS E O DIREITO DE AUTOR DIANTE DA TRANSLITERATURA

Autores

  • Bruna Alencar UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Estrutura das Revoluções Científicas. Paradigma. Narrativas Digitais. Transliteratura. José Saramago.

Resumo

Na atualidade os espaços de produção nas narrativas se encontram ampliados em razão da interatividade proporcionada pela internet ao escrever e disseminar. Assim, virtualmente se observa a amplidão de oferta de narrativas fincadas em hipertexto e hipermídia, nos termos da Revolução Digital ocasionada pela World Wide Web. Têm-se, portanto, disponíveis todos os nomes, nos moldes do romance de José Saramago o que permite também interpretar o espaço digital enquanto uma conservatória do mundo. Evidenciam-se os impactos da tecnologia na forma de conceber, ofertar e consumir literatura, o que leva à questionar “quais os impactos para o direito de autor da interatividade extrema sobre a confecção de obras e das narrativas digitais?”. Para tal investigação científica se utilizou aporte teórico voltado para a compreensão das relações entre ciência, tecnologia e internet, bem como do direito autor a partir do paradigma digital. Os resultados, por seu turno, apresentam que o paradigma digital já se fez assente na vida cotidiana, de modo que a estrutura da própria sociedade irá precisar se adequar ao novo ritmo e instrumentos dele advindos, e, por conseguinte, o direito de autor irá sofrer mutações nos próximos anos.

 


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Biografia do Autor

Bruna Alencar, UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Advogada internacionalista. Graduada em Direito e Pós-Graduada em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA. Faz parte do grupo de pesquisa Direito e Sociedade. Lattes: (http://lattes.cnpq.br/6558628456770519).

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Publicado

2020-10-26

Edição

Seção

GT 1