ANÁLISE DO TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL À LUZ DO LIVRO “EU, EMPREGADA DOMÉSTICA: A SENZALA MODERNA É O QUARTINHO DA EMPREGADA”, DE PRETA RARA

Autores

  • Bruna Fernandes da Silva Faculdade Carajás.
  • Fernanda Ferreira Carvalho Faculdade Carajás.

Palavras-chave:

Empregada doméstica, Exploração, Luta de Classes, Racismo, Preta Rara.

Resumo

Trata-se da análise do trabalho doméstico a partir da obra de Preta Rara “Eu, Empregada Doméstica - a senzala moderna é o quartinho da empregada”, que demonstra através de relatos, as relações de descaso e humilhações que empregadas domésticas são submetidas. A construção do trabalho ocorreu por meio do método indutivo bem como pelo método de pesquisa bibliográfica e como objetivo geral buscamos compreender a subordinação de gênero e de raça do trabalho doméstico. Em se tratando da problemática buscamos compreender porque o trabalho doméstico no Brasil possui a atual estrutura e características tendo como ponto de partida o livro “Eu, Empregada Doméstica - a senzala moderna é o quartinho da empregada” da autora Preta-Rara. Outrossim, as hipóteses inicialmente levantadas partiram do pressuposto que a atual estrutura organizacional do emprego doméstico de nossa sociedade é produto de fatos históricos. Buscou-se descobrir quais fatos históricos estão vinculados ao trabalho doméstico e se realmente influenciam contemporaneamente. A pesquisa possui relevância para os estudos de Direito e Literatura considerando que graças aos relatos fatídicos do livro supra de Preta Rara, é possível compreender o quão o Estado Democrático de Direito é omisso e falho quando se trata dos direitos das empregadas domésticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Lyzyê Inácio. Eu empregada doméstica: Narrativas, Sentidos e Significados na Luta Pela Efetivação de Direitos das Trabalhadoras Domésticas no Brasil. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. 200 f.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018. 203 f.

ARAGÃO, Andreia Doria. Produzindo textos a partir do gênero relato pessoal. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016. 84 f.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. 315 f.

ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985. 215 f.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 2008. 439 f.

FERRAZ, Fernando Basto; RANGEL, Helano Márcio Vieira. A discriminação sociojurídica ao emprego doméstico na sociedade brasileira contemporânea: uma projeção do passado colonial. In: X ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI, Fortaleza, 2010. Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010. P. 8633-8657.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal. Recife: Global Editora, 2003. 719 f.

GURGEL, Yara Maria Pereira. Direitos humanos, princípio da igualdade e não discriminação: Sua Aplicação às Relações de Trabalho. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. 311 f.

MARTINS, Tereza Cristina Santos. Racismo no mercado de trabalho: limites à participação dos trabalhadores negros na constituição da 'questão social' no Brasil. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. 222 f.

OIT. Trabalho doméstico. Disponível em: <https://www.ilo.org/brasilia/temas/trabalho-domestico/lang--pt/index.htm>. Acesso em 10 de janeiro de 2021.

RARA, Preta. Eu, empregada doméstica: A Senzala Moderna é o quartinho da Empregada. Belo Horizonte: Letramento, 2019. 212 f.

SILVA, Deide Fátima da; LORETO, Maria das Dores Saraiva de; BIFANO, Amélia Carla Sobrinho. Ensaio da história do trabalho doméstico no Brasil: um trabalho invisível. Cadernos de Direito, Piracicaba, v. 17, n. 32, p. 409-438, 2017. Semestral. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/cd/article/view/3052. Acesso em: 22 jun. 2020.

VARGAS, Marcia de; WAMBIER, Sandro Marlus. A história das mulheres negras no brasil: no enfrentamento da discriminação e violência. Produções Didático-pedagógicas- PDE, 2016. Anual. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_hist_ufpr_marciadevargas.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020. 21 f.

VIECELI, Cristina Pereira. Economia e relações de gênero e raça: Uma Abordagem Sobre o Emprego Doméstico no Brasil. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. 188 f.

Downloads

Publicado

2022-10-11

Edição

Seção

GT 3 O Direito através da literatura