Literatura como acolhimento: a criança em situação de refúgio e a literatura infanto-juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21119/anamps.10.1.e992

Palavras-chave:

criança, literatura infantil, proteção integral, refúgio

Resumo

O presente trabalho trata do acolhimento da criança em situação de refúgio no Brasil, por meio da literatura. O objetivo geral é o de analisar como os livros infantojuvenis – Um outro país para Azzi, de Sarah Garland (2012), O quintal de Aladim, de Andréa Avelar (2021), Um lençol de infinitos fios, de Susana Ventura (2019), A menina que abraça o vento, de Fernanda Paraguassu (2017) e Deixando para trás, de Ana Dantas (2017) – retratam a criança em situação de refúgio. Os objetivos específicos, por sua vez, são: contextualizar a criança na condição de refugiada; estudar a teoria da proteção integral; e analisar como as obras literárias infantis retratam a criança em situação de refúgio, tornando-se ferramentas relevantes para o processo de acolhimento. Na pesquisa, utilizou-se o método de abordagem dedutivo, o método de procedimento monográfico e as técnicas de pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados apontam que a literatura se apresenta como um importante elemento de acolhimento às crianças migrantes, revelando-se instrumento indispensável para a inserção local e a proteção integral das crianças em situação de refúgio no Brasil.

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Biografia do Autor

Gladir da Silva Cabral, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor e Mestre em Língua Inglesa pela UFSC, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação, do curso de Letras e do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. E-mail: gla@unesc.net.

Johana Cabral, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda no Programa da Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), com bolsa Prosuc Capes Modalidade I. Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGD/UNESC). Especialista em Direito da Criança e do Adolescente e Políticas Públicas pela UNESC. Integrante do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens da UNISC. E-mail: jcabral@mx2.unisc.br. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

CABRAL, G. da S.; CABRAL, J. Literatura como acolhimento: a criança em situação de refúgio e a literatura infanto-juvenil. ANAMORPHOSIS - Revista Internacional de Direito e Literatura, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. e992, 2024. DOI: 10.21119/anamps.10.1.e992. Disponível em: https://periodicos.rdl.org.br/anamps/article/view/992. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos