Retratos de “O pianista”, de Wladyslaw Szpilman: um direito de exceção ou uma exceção de direitos?

Autores/as

  • Vinícius Sado Rodrigues Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palabras clave:

direito, direitos humanos, nazismo, “O pianista”, totalitarismo.

Resumen

A obra O pianista, é uma autobiografia do músico Władysław Szpilman que retrata o início da Segunda Guerra Mundial e a invasão da Polônia em 1939. O romance é uma descrição rica e detalhada da propagação dos tentáculos nazistas sobre a Europa continental, e das reverberações de seu projeto político de poder sobre o leste da plataforma. À medida que a narrativa é desenvolvida, pode-se perceber a descrição de uma ordem jurídica que começa a se impor com autoritarismo e austeridade. A reconstrução do Direito pelo governo totalitário da Alemanha nazista buscava constituir uma ordem jurídica que justificasse a atuação do Estado, caracterizada como um regime de exceção (direito de exceção). Por outro lado, muito embora a proteção internacional dos direitos humanos, o caráter humanitário do direito internacional público e a robustez do direito penal internacional não estivessem ainda consolidadas, a descoberta dos crimes nazistas gerou uma consternação em toda a Europa, alcançando humanistas de todo o mundo, pois estava claro que se haviam constituído graves crimes e violações contra a humanidade (exceção de direitos).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinícius Sado Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Goiás.

Citas

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1984.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução coordenada e revista por Alfredo Bosi. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção de um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2010

DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo. Trad. de Hermínio A. Carvalho. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GILISSEN, John. Introdução histórica ao direito. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1986.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito Constitucional Internacional. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

SZPILMAN, Wladyslaw. O pianista. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.

Publicado

2016-06-29

Número

Sección

GT 1