Retratos de “O pianista”, de Wladyslaw Szpilman: um direito de exceção ou uma exceção de direitos?

Autori

  • Vinícius Sado Rodrigues Universidade Federal de Goiás (UFG)

Parole chiave:

direito, direitos humanos, nazismo, “O pianista”, totalitarismo.

Abstract

A obra O pianista, é uma autobiografia do músico Władysław Szpilman que retrata o início da Segunda Guerra Mundial e a invasão da Polônia em 1939. O romance é uma descrição rica e detalhada da propagação dos tentáculos nazistas sobre a Europa continental, e das reverberações de seu projeto político de poder sobre o leste da plataforma. À medida que a narrativa é desenvolvida, pode-se perceber a descrição de uma ordem jurídica que começa a se impor com autoritarismo e austeridade. A reconstrução do Direito pelo governo totalitário da Alemanha nazista buscava constituir uma ordem jurídica que justificasse a atuação do Estado, caracterizada como um regime de exceção (direito de exceção). Por outro lado, muito embora a proteção internacional dos direitos humanos, o caráter humanitário do direito internacional público e a robustez do direito penal internacional não estivessem ainda consolidadas, a descoberta dos crimes nazistas gerou uma consternação em toda a Europa, alcançando humanistas de todo o mundo, pois estava claro que se haviam constituído graves crimes e violações contra a humanidade (exceção de direitos).

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Vinícius Sado Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Goiás.

Riferimenti bibliografici

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1984.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução coordenada e revista por Alfredo Bosi. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção de um novo modelo. São Paulo: Saraiva, 2010

DAVID, René. Os grandes sistemas do direito contemporâneo. Trad. de Hermínio A. Carvalho. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

GILISSEN, John. Introdução histórica ao direito. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1986.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito Constitucional Internacional. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

SZPILMAN, Wladyslaw. O pianista. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.

Pubblicato

2016-06-29

Fascicolo

Sezione

GT 1