A cidade kafkaniana como representação do estado burocrático de direito

Autores/as

  • Fábio Luiz de Andrade Escola Superior Dom Helder Câmara

Palabras clave:

burocracia, direito, Kafka, literatura, “O processo”.

Resumen

O presente artigo busca demonstrar como a cidade em que o protagonista de O processo, de Franz Kafka, vive, trabalha e na qual é detido representa a engrenagem burocrática do mundo contemporâneo. A proposta passa pela discussão sobre aspectos da burocracia que regem as relações humanas, sobretudo a partir do século XX. O artigo será divido em três capítulos: “a pensão”, “o banco” e “o tribunal”. Em cada um deles será destacada a interseção entre direito e literatura. O objetivo é, a partir de trechos selecionados, levantar questões atinentes ao mundo atual, ao direito à informação e às variadas hipóteses de interpretação da obra, trazendo à luz uma das inúmeras possibilidades de leitura do romance de Kafka. Entre as obras de referência estão O Cânone Ocidental, de Harold Bloom; Direito e Psicanálise, coordenado por Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, e de autores diversos que escreveram comentários a respeito da obra do autor em análise. Com tal proposta, objetivo e referências, espera-se levantar questões fundamentais para o estudo do direito através da literatura, trazendo ao mundo jurídico uma ampliação do nível de compreensão, sem, contudo, a pretensão de estabelecer um conhecimento engessado e/ou definitivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Luiz de Andrade, Escola Superior Dom Helder Câmara

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e aluno do sétimo período do curso de Direito na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte/MG.

Citas

BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Direito e psicanálise: interseções a partir de O processo de Kafka. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito e literatura: os pais fundadores John Henry Wigmore, Benjamin Nathan Cardoso e Lon Fuller. In: TRINDADE, André Karam; SCHWARTZ, Germano (Org.). Direito e literatura: o encontro entre Themis e Apolo. Curitiba: Juruá, 2008, p. 21-50.

KAFKA, Franz. O processo. Trad. de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Publicado

2016-06-29

Número

Sección

GT 1