A cidade kafkaniana como representação do estado burocrático de direito

Auteurs

  • Fábio Luiz de Andrade Escola Superior Dom Helder Câmara

Mots-clés :

burocracia, direito, Kafka, literatura, “O processo”.

Résumé

O presente artigo busca demonstrar como a cidade em que o protagonista de O processo, de Franz Kafka, vive, trabalha e na qual é detido representa a engrenagem burocrática do mundo contemporâneo. A proposta passa pela discussão sobre aspectos da burocracia que regem as relações humanas, sobretudo a partir do século XX. O artigo será divido em três capítulos: “a pensão”, “o banco” e “o tribunal”. Em cada um deles será destacada a interseção entre direito e literatura. O objetivo é, a partir de trechos selecionados, levantar questões atinentes ao mundo atual, ao direito à informação e às variadas hipóteses de interpretação da obra, trazendo à luz uma das inúmeras possibilidades de leitura do romance de Kafka. Entre as obras de referência estão O Cânone Ocidental, de Harold Bloom; Direito e Psicanálise, coordenado por Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, e de autores diversos que escreveram comentários a respeito da obra do autor em análise. Com tal proposta, objetivo e referências, espera-se levantar questões fundamentais para o estudo do direito através da literatura, trazendo ao mundo jurídico uma ampliação do nível de compreensão, sem, contudo, a pretensão de estabelecer um conhecimento engessado e/ou definitivo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fábio Luiz de Andrade, Escola Superior Dom Helder Câmara

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e aluno do sétimo período do curso de Direito na Escola Superior Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte/MG.

Références

BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996.

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Direito e psicanálise: interseções a partir de O processo de Kafka. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito e literatura: os pais fundadores John Henry Wigmore, Benjamin Nathan Cardoso e Lon Fuller. In: TRINDADE, André Karam; SCHWARTZ, Germano (Org.). Direito e literatura: o encontro entre Themis e Apolo. Curitiba: Juruá, 2008, p. 21-50.

KAFKA, Franz. O processo. Trad. de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Téléchargements

Publiée

2016-06-29

Numéro

Rubrique

GT 1