O direito & literatura em “Dom Casmurro”

Auteurs

  • Viviane Rupson Faculdade Meridional (IMED)
  • Fernando Tonet Faculdade Meridional (IMED)

Résumé

O presente artigo pretende demonstrar a conexão existente entre o sistema jurídico e o sistema da arte, procurando, especificamente, os pontos de contato entre a Literatura e o Direito. Dessa forma, aborda o tema com base nas seguintes perguntas: (a) por que estudar o Direito a partir da Literatura? e (b) como estudar o Direito com base na literatura? Para isso, será analisada a obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, e as possibilidades jurídicas pretéritas e atuais, tal como o possível adultério e as violências sociais atuais no que tange ao sexo feminino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Viviane Rupson, Faculdade Meridional (IMED)

Graduada do Curso Educação Física – UNICURZ – Cruz Alta/RS, acadêmica do curso de direito IMED Bolsista FAPERGS - Passo Fundo,

Fernando Tonet, Faculdade Meridional (IMED)

Advogado. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo. Aluno Erasmus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Civil e Processo Civil - IDC. Especialista em Direito Penal e Processo Penal - IMED. Mestre em Direito – URI. Professor da Faculdade de Direito IMED - Passo Fundo.

Références

BOUDON, Raymond. Explication, Interpretation, Idéologie. In: Encyclopédie Philosophique Universelle. Paris: Presses Universitaires de France, 1989. v. 1 [L’Univers Philosophique].

BRASIL. Códigos 5 em 1: Constituição Federativa, Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal: Legislação Complementa e Súmulas do STF e do STJ. 7. ed. São Paulo: Malore, 2009. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=Vv0bb-R5ZbcC&dq. Acesso em: 19/09/12.

BRASIL. Decreto n. 847 de 11de outubro de 1890. Dispõe sobre a promulgação do Código Penal Brasileiro. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/55636995/23/TITULO-VIII. Acesso em: 16/09/12.

BRASIL. Lei de 16 de dezembro de 1830. Dispõe sobre a execução do Código Penal Brasileiro. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LIM/LIM-16-12-1830.htm. Acesso em: 16/09/12.

DINIZ, Almachio. Do divórcio. Rio de Janeiro: Jacinto Ribeiro, 1916.

ÉSQUILO. Oréstia. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, , 2003. v. 2.

FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de caverna. Trad.de Plauto Faraco de Azevedo. Porto Alegre: SaFe, 1999.

KAFKA, Franz. América. São Paulo: Livraria Exposição do Livro, 1987.

OST, François. Contar a Lei, Fontes do imaginário jurídico. Unisinos, 2004.

PRIORI, Mary Del (Org.) História: As vozes do silêncio. São Paulo:Contexto, 1998.

BÍBLIA Sagrada. 2. ed. São Paulo: Editora Sociedade Bíblica do Brasil, 1992.

SCHWARTZ, Germano. A Constituição, a Literatura e o Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

SCHWARZ, Roberto. Duas Meninas. São Paulo: Companhia das Letras. 1997.

TRINDADE, André Karan; GUBERT, Roberta Magalhães; NETO, Alfredo Copetti.(Orgs.) Direito & Literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

Téléchargements

Publiée

2016-06-28

Numéro

Rubrique

GT 1