“Os miseráveis”: o ciclo que os tornam

Auteurs

  • Felipe da Silva Antunes Faculdade Meridional (IMED)
  • Neuro José Zambam Faculdade Meridional (IMED)

Mots-clés :

sistema prisional, identidade infracional, infrator.

Résumé

O presente artigo tem por objetivo abordar a relação entre a miséria e atos infracionais. Em um primeiro momento, talvez, soe como uma afirmação de certo modo preconceituosa, na verdade este preconceito é real. Para tanto, basta observar-se as proporções que chegaram as casas penitenciárias, que estão superlotadas de infratores pobres, com pouca ou nada de escolaridade, e miseráveis, resultando em que “não se tenha lugar para os criminosos de colarinho branco”. As gritantes desigualdades que assolam a sociedade brasileira, que embora tenham diminuído sensivelmente, estão materializadas na perversa situação em que se encontram as penitenciárias do país. Eventualmente são divulgadas estatísticas estarrecedoras que impressionam e reportagens de forte repercussão. A reação do Estado é tímida e insuficiente, como será destacado a seguir. Porque situações dessa natureza persistem no decorrer das décadas sem ações ou preocupações sérias e exequíveis? E ainda, por fim, tentar-se-á indicar meios, práticos e eficazes, para a inclusão destes que a sociedade, há muito tempo, tem rejeitado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Felipe da Silva Antunes, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmico do Curso de Graduação em Direito - Faculdade Meridional (IMED) de Passo Fundo/RS. Membro do projeto de pesquisa: Multiculturalismo, Minorias e Espaço Público, Coordenado pelo Prof. Dr. Neuro José Zambam. 

Neuro José Zambam, Faculdade Meridional (IMED)

Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor dos Cursos de Direito e Administração da Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da Anpof (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Multiculturalismo, minorias e espaço público.

Références

CARVALHO, S. Freud criminólogo: a contribuição da psicanálise na crítica aos valores fundacionais das ciências criminais. Revista Direito e Psicanálise, v. 1, p. 107-137, 2008.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. São Paulo: Martin Claret, 2002.

MACHADO, Wagner: Fórum da Questão Penitenciária elabora carta relatando limitações do Presídio Central de Porto Alegre. Rádio Guaíba, Porto Alegre, 02 ago. 2012.

AMARAL, Augusto Jobim do. Violência e processo penal: cítica transdisciplinar sobre a limitação do poder punitivo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

CARVALHO, Amilton Bueno de. Direito penal a marteladas: algo sobre Nietzsche e o direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.

Téléchargements

Publiée

2016-06-29

Numéro

Rubrique

GT 1