O discurso das decisões a partir da análise das obras “O processo” e “Na colônia penal”, de Franz Kafka

Auteurs

  • Ângela Araújo da Silveira Espíndola Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Faculdade Meridional (IMED)
  • Miliane dos Santos Fantonelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mots-clés :

discurso, “Na colônia penal”, “O processo”.

Résumé

O Direito contemporâneo tem sido pensado de forma crítica, isto é, analisado para que se possa compreendê-lo em sua completude. Não raro, a hermenêutica tem atuado como “método” de estudo da estrutura das decisões e têm se mostrado de suma importância enquanto “visão de mundo” capaz de provocar um alargamento da mentalidade daqueles que aplicam o direito ou querem compreendê-lo para então aplica-lo. Sob o paradigma hermenêutico e visando alternativas possíveis para o problema do direito, fez-se um estudo acerca das obras O processo (1925) e Na colônia penal (1914), de Franz Kafka. Elas questionam, justamente, o positivismo jurídico, colocando em cheque o paradigma dominante. Com isso, a arbitrariedade é interpelada, gerando uma reflexão sobre qual fundamentação estão calcadas as decisões judiciais. Em síntese, o presente trabalho tem por finalidade fazer a ligação entre a crítica que se faz ao tipo de justiça que é levado às pessoas, com as obras do escritor tcheco, as quais também abordam sobre os excessos do judiciário – fator que muito compromete as práticas forenses e deslegitimam o próprio direito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ângela Araújo da Silveira Espíndola, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Faculdade Meridional (IMED)

Doutora e Mestre em Direito Público pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e da Escola de Direito da IMED. Professora Adjunta do Departamento de Direito e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Direito (UFSM). Vice-presidente da Associação Brasileira do Ensino do Direito (ABEDi). Membro fundador da Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL). Advogada

Miliane dos Santos Fantonelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bolsista de iniciação científica PROBIC/CNPq. Graduanda em Direito (2º semestre) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Références

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 17ª ed. Rio de Janeiro: Vozes. 1997.

KAFKA, Franz. O processo. Rio de Janeiro: Globo, 2003.

KAFKA, Franz. Na colônia penal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

NEVES, A. C. A crise actual da filosofia di direito no contexto global da filosofia: tópicos para a possibilidade de uma reflexiva reabilitação. Coimbra: Coimbra, 2003.

SANDEL, Michael J. Justiça – o que é fazer a coisa certa. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

STRECK, Lênio. O que é isto — decido conforme minha consciência? 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

VASCONCELLOS, Jorge. CNJ recomenda expansão das APACs para a redução da reincidência criminal no país. Agência CNJ de Notícias. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/28296-cnj-recomenda-expansao-das-apacs-para-a-reducao-da-reincidencia-criminal-no-pais> Acesso em: 04 de nov. 2014.

Téléchargements

Publiée

2016-06-29

Numéro

Rubrique

GT 1