O discurso das decisões a partir da análise das obras “O processo” e “Na colônia penal”, de Franz Kafka

Autores

  • Ângela Araújo da Silveira Espíndola Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Faculdade Meridional (IMED)
  • Miliane dos Santos Fantonelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

discurso, “Na colônia penal”, “O processo”.

Resumo

O Direito contemporâneo tem sido pensado de forma crítica, isto é, analisado para que se possa compreendê-lo em sua completude. Não raro, a hermenêutica tem atuado como “método” de estudo da estrutura das decisões e têm se mostrado de suma importância enquanto “visão de mundo” capaz de provocar um alargamento da mentalidade daqueles que aplicam o direito ou querem compreendê-lo para então aplica-lo. Sob o paradigma hermenêutico e visando alternativas possíveis para o problema do direito, fez-se um estudo acerca das obras O processo (1925) e Na colônia penal (1914), de Franz Kafka. Elas questionam, justamente, o positivismo jurídico, colocando em cheque o paradigma dominante. Com isso, a arbitrariedade é interpelada, gerando uma reflexão sobre qual fundamentação estão calcadas as decisões judiciais. Em síntese, o presente trabalho tem por finalidade fazer a ligação entre a crítica que se faz ao tipo de justiça que é levado às pessoas, com as obras do escritor tcheco, as quais também abordam sobre os excessos do judiciário – fator que muito compromete as práticas forenses e deslegitimam o próprio direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Araújo da Silveira Espíndola, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Faculdade Meridional (IMED)

Doutora e Mestre em Direito Público pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e da Escola de Direito da IMED. Professora Adjunta do Departamento de Direito e Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Direito (UFSM). Vice-presidente da Associação Brasileira do Ensino do Direito (ABEDi). Membro fundador da Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL). Advogada

Miliane dos Santos Fantonelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bolsista de iniciação científica PROBIC/CNPq. Graduanda em Direito (2º semestre) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 17ª ed. Rio de Janeiro: Vozes. 1997.

KAFKA, Franz. O processo. Rio de Janeiro: Globo, 2003.

KAFKA, Franz. Na colônia penal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

NEVES, A. C. A crise actual da filosofia di direito no contexto global da filosofia: tópicos para a possibilidade de uma reflexiva reabilitação. Coimbra: Coimbra, 2003.

SANDEL, Michael J. Justiça – o que é fazer a coisa certa. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

STRECK, Lênio. O que é isto — decido conforme minha consciência? 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

VASCONCELLOS, Jorge. CNJ recomenda expansão das APACs para a redução da reincidência criminal no país. Agência CNJ de Notícias. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/28296-cnj-recomenda-expansao-das-apacs-para-a-reducao-da-reincidencia-criminal-no-pais> Acesso em: 04 de nov. 2014.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Edição

Seção

GT 1