A política do Mestre Graça: ensaio sobre seus relatórios de gestão à luz do direito administrativo

Auteurs

  • Leticia Ferrer de Almeida Macieira Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ
  • Maria Clara Alécio Rodrigues Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Mots-clés :

Relatórios, gestão, literatura.

Résumé

Em pleno decorrer da República Velha brasileira, Palmeira dos Índios, estado de Alagoas, era um município onde a lei era frouxa e subserviente aos mandos dos coronéis. Foi nessa cidade que Graciliano Ramos deu mostras de sua verve literária ao relatar, com transparência e estilo, aspectos de sua exigente gestão pública. Como gestor, sempre cultivou o costume de redigir relatórios nos quais dava publicidade às atividades que exercia, prestando contas dos recursos públicos e tornando transparentes suas condutas. Usando linguagem clara, por vezes irônica e sarcástica, produziu uma verdadeira lição de transparência, ao administrar o município. O mestre Graça tinha um estilo peculiar ao descrever as atividades da prefeitura que geria, incorporando elementos do jornalismo e da literatura, reforçando o quão avançado era seu pensamento para a época. Como prefeito, a ética e a impessoalidade eram valores inegociáveis. Apesar da ínfima receita pública municipal, tornou sua administração pública um marco para o direito administrativo. Pretende-se analisar como Graciliano humanizou o direito ao transformar suas atividades administrativas em grandes narrativas sem mascarar a realidade. Afinal, transformou a mais árida política em literatura por ter utilizado a linguagem metafórica para descrever as mazelas da gestão pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Leticia Ferrer de Almeida Macieira, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Graduanda do curso de bacharelado em Direito do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), João Pessoa/PB.

Maria Clara Alécio Rodrigues, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Graduanda do curso de bacharelado em Direito do Centro Universitário de João Pessoa - (UNIPÊ), João Pessoa/PB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Perspectivas do Direito da Moda na Paraíba” e monitora da disciplina de Direito do Trabalho,  no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Références

CARVALHO, Fábio Lins de Lessa. Graciliano e a administração pública: comentários aos seus relatórios de gestão à luz do direito administrativo moderno. Belo Horizonte: Fórum, 2017.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zannella. Direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2002.

FERREIRA, Cosme Rogério. Habitus, campo, mercado editorial: a construção do prestígio da obra de Graciliano Ramos. Maceió: Edufal, 2015.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MORAES, Dênis de. O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos. São Paulo: Boitempo, 2012.

RAMOS, Graciliano. Garranchos: textos inéditos de Graciliano Ramos. Organização Thiago Mia Salla. Rio de Janeiro: Record, 2013, p. 111).

RAMOS, Graciliano. Relatórios de Graciliano Ramos publicados no Diário Oficial. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2013.

RAMOS, Graciliano. Viventes das Alagoas. São Paulo: Record, 1984.

RAMOS, Ricardo. Graciliano: retrato fragmentado. São Paulo: Siciliano, 1992.

RODRIGUES, Marco Antônio. Contos da vida burocrática: o funcionário público na narrativa curta de ficção brasileira. Brasília: Universidade de Brasília, 2015

STRECK, Lênio Luis. Direito e Literatura: da realidade da ficção à ficção da realidade. Editora Atlas, 2013.

WARAT, Luis Alberto. O direito e sua linguagem. Porto Alegre: Safe, 1995.1

Téléchargements

Publiée

2018-08-18

Numéro

Rubrique

GT 2 Direito, linguagem e narrativa