REALIDADE X FICCIONALIZAÇÃO: O RACISMO ESTRUTURAL EM O AVESSO DA PELE

Autori

Abstract

RESUMO: A temática do presente trabalho é a representação ficcional do racismo estrutural e seus desdobramentos na formação e na constituição da identidade brasileira. Para tanto, elegeu-se como corpus o romance O avesso da pele (2020) de Jeferson Tenório, no qual procurar-se-á verificar como o racismo estrutural aparece ficcionalizado. O objetivo deste trabalho é, por meio do romance em análise, demonstrar que a Literatura se apresenta como uma fonte para reflexão crítica do Direito, não se almejando que a obra literária venha a tomar o lugar de outras fontes, mas no sentido de que possa ser um excelente canal para discussão das questões e dos fenômenos jurídicos, bem como de aperfeiçoamento do discurso científico do Direito. Este estudo, em termos metodológicos, possui natureza aplicada e se apresenta como um trabalho de caráter qualitativo e base bibliográfica. Para tanto, selecionamos como aportes teóricos Warat (1992); Fanon (2008); Godoy (2007); Rocha (2015) e Candido (2000). Por fim, cumpre destacar que o espaço ficcional do romance O avesso da pele ao abrigar a lei e seus desdobramentos, possibilita a realização de uma leitura de temas jurídicos com sensibilidade e olhares ainda não utilizados pela prática jurídica. 

PALAVRAS-CHAVE: racismo estrutural; direito; literatura; ficcionalização.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Tiago Miguel Stieven, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Bolsista Institucional UPF. Professor de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo/RS. Advogado inscrito na OAB/RS sob o nº 93.055.

Ivânia Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Letras – Estudos da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Pós-Doutora em Letras – Estudos da Literatura pela UFRGS. Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

Pubblicato

2024-02-26

Fascicolo

Sezione

GT 3 O Direito através da literatura