NOSSA HISTÓRIA DAS MULHERES: UMA BREVE PERSPECTIVA DOS MOVIMENTOS FEMINISTAS A PARTIR DAS OBRAS A FALÊNCIA E A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO

OUR WOMEN'S HISTORY: A BRIEF PERSPECTIVE OF FEMINISTS MOVEMENTS BASED ON THE NOVELS A FALÊNCIA AND A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO.

Autori

Abstract

O artigo se propõe a revisitar personagens femininas das obras A falência de Júlia Almeida e A vida invisível de Eurídice Gusmão de Marta Batalha a partir da crítica trazida pelos movimentos de luta pelos direitos da mulher abrangidos pelo recorte histórico em que as narrativas literárias foram contextualizadas. Para o objetivo proposto, realizou-se pesquisa qualitativa, consistente em revisão bibliográfica das principais obras femininas e feministas que reivindicaram direitos da mulher, no período compreendido entre o final do século XIX e meados do século XX, com o intuito de demonstrar a recíproca contribuição dos movimentos feministas e os avanços dos direitos da mulher para a construção das personagens femininas na literatura brasileira, notadamente a partir do século XIX.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Sabrina Maria Fadel Becue, Faculdade de Direito da USP.

Pós-doutora em Direito Comercial pela USP (em curso). Doutora em Direito Comercial pela USP (2018). Mestre em Direito na USP (2014), aprovada magna cum laude e indicação para publicação. Possui LL.M. International Commercial Law and Dispute Resolution vinculado a Swiss International Law School. Professora de Direito da FAE Business School (Curitiba). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Direito Civil Constitucional (UFPR) e do Centro de Estudos de Direito de Empresa e Crise (FDUSP). É membro fundadora da ADEPAR - Associação Paranaense de Direito e Economia. 

Débora Normanton Sombrio, Universidade Federal do Paraná

Mestrado pela Universidade Federal do Paraná (em curso).

Pubblicato

2024-02-26

Fascicolo

Sezione

GT 2 Direito, linguagem e narrativa